Canto Lírico e Viabilização de Projetos

Publicado em: 02/07/2012 |

Canto lírico e a viabilização de projetos são os focos dos novos cursos oferecidos pela Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com inscrições abertas a partir de amanhã (3) e aulas de agosto a setembro, na sede Roosevelt da Instituição.

“A Arte do Canto Lírico I” será orientado pela mezzo-soprano paulista Regina Elena Mesquita, com assistência do pianista Flavio Lago. A proposta do curso é oferecer aos participantes uma sólida introdução ao estudo do canto lírico, repassando procedimentos técnicos apropriados para a conscientização sobre o uso do aparelho respiratório durante a produção sonora.

Regina Elena Mesquita recebeu os prêmios da APCA em 1988 e 1992, como melhor solista vocal e, em 1996, o 1º Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. Apresenta-se com frequência junto às melhores orquestras sinfônicas do Brasil. Carmen (“Carmen”), Príncipe Orlovsky (“O Morcego”), Old Lady (“Candide”)  e Baronesa de Champigny (“Chapéu de Palha de Pirenze”) são algumas de suas grandes atuações nos palcos do Brasil e do exterior. Foi professora de canto erudito da EMESP/Tom Jobim e da Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo, além de ser a professora responsável pelo Opera Estúdio do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas (MG).

As aulas, ministradas de 6 de agosto a 10 de setembro, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, são direcionadas a cantores e atores com bom conhecimento musical (leitura de partitura). O processo de seleção inclui uma audição, na qual os interessados deverão cantar uma música erudita de livre escolha. Inscreva-se até 22 de julho.

Mãos à obra
Quem está à frente do segundo curso, “Cultura & Negócios: Procedimentos para Viabilização de Projetos, com ou sem Leis”, é a publicitária e produtora cultural Annelise Godoy. As aulas irão de 7 de agosto a 27 de setembro, e acontecerão às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

“Cultura & Negócios” dá continuidade a outro curso oferecido pela SP Escola de Teatro no primeiro semestre e tem como missão o desenvolvimento de ferramentas de trabalho compatíveis às exigências do mercado de cultura brasileiro, que hoje está bastante profissionalizado e competitivo. Para tanto, será proposto um módulo de extensão, tendo em mente a busca do equilíbrio entre a teoria e a prática de atuação.

Por meio da Philarmonia Brasileira, Annelise desenvolve atividades na área de produção cultural dirigidas à administração de orquestras e espetáculos, além de cursos destinados ao setor de cultura e programas de cultura voltados à educação. Sua atuação concentra-se no âmbito do relacionamento entre meio cultural e investidores, bem como produção, planejamento estruturado de empreendimentos culturais e contato com os diversos meios de comunicação e apoio a projetos.

Para integrar o curso, é pré-requisito o conhecimento básico de ferramentas e conceitos de marketing e comunicação. As inscrições ficam abertas até 29 de julho. Clique aqui para participar.

Texto: Felipe Del