Campeonatos regional e nacional de SLAM SP 2021 oferece competições e oficinas gratuitas a partir desta quarta, 15

Publicado em: 15/09/2021

Edição 2019 do SLAM SP. Foto: Sergio Silva

De 15 a 19 de setembro, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos realiza a edição 2021 do campeonato paulista de SLAM – batalhas de poesia falada – valendo vaga para o SLAM BR, que, por sua vez, garantirá ao vencedor participação na Copa América de SLAM de 2021.

O mecanismo continua o mesmo: os slammers defendem seus versos em etapas classificatórias, julgados por pessoas escolhidas entre o público espectador. Online, gratuito e com todas as atividades acessíveis em LIBRAS, neste ano os campeonatos serão exibidos de forma digital através do Facebook  e YouTube.

Nesta quarta-feira, 15, às 18h, a professora Andrea Drigo faz uma oficina sobre voz e performance poética. A atividade é gratuita, via Zoom e é necessária a inscrição via formulário. Em seguida, às 20h, Marcelino Freire faz uma ‘aula-show’ para dar as boas-vindas aos competidores. O escritor pernambucano, partindo de seu mais recente livro Ossos do Ofídio, faz uma performance bem humorada dando dicas aos novos poetas.

Tanto o SLAM SP quanto o SLAM BR são apresentados pelo coletivo teatral paulistano de teatro hip-hop, que comemora 20 anos de criação em 2021. Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva, o coletivo pesquisa a linguagem e o diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico.

Edição 2019 do SLAM SP. Foto: Sergio Silva

Neste ano, serão escolhidas pessoas entre o público virtual e cada uma delas atribui notas após cada poema. Depois que a nota mais alta e a mais baixa são retiradas, o competidor que conseguir a pontuação mais alta é o escolhido para a próxima etapa.

“Os campeonatos estaduais de slam acabaram se entrelaçando ao nacional, já que o formato on-line possibilita que poetas de vários países estados participem. As batalhas retratam dramas cotidianos, como a homofobia, o racismo, o machismo, preconceito, a violência, entre outros temas. Nelas, os poetas devem ler ou apenas recitar, sem acompanhamento musical, poesias autorais.”, fala Roberta Estrela D’alva, a responsável por trazer o slam ao Brasil.

Confira a programação completa dos campeonatos AQUI.




Relacionadas:

Notícias | 22/ 09/ 2021

Festival Satyricine Bijou traz 83 filmes em sua programação

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 09/ 2021

100 anos de Paulo Freire: saiba mais sobre o patrono da educação brasileira e grande referência da pedagogia mundial

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 09/ 2021

O que é composição paradoxal?

SAIBA MAIS