Câmbio de Livros: Você Pode Participar!

Publicado em: 26/08/2010 |

Uma grande brincadeira de incentivo à leitura vai agitar a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a partir de hoje (26).  O projeto foi batizado de “Câmbio de Livros” e é uma iniciativa do Programa Kairós.

O Programa Kairós da SP Escola de Teatro nasceu com o intuito de promover intercâmbios pedagógicos e culturais com aprendizes e formadores, além de instituições de outros Estados ou países. Na mitologia grega, Kairós é o deus da oportunidade. Significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos tinham duas palavras para o tempo: Chronos e kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, o último é um momento indeterminado no tempo onde algo especial acontece.  A imagem que o sintetiza é a do garoto de cabelo de fogo que passava rápido diante dos olhos das pessoas. Súbito, o desafio daqueles que o viam era agarrá-lo.

Sem registro bibliotecário, a idéia do “Câmbio de Livros” é estabelecer uma troca informal de publicações para aprendizes, coordenadores, formadores e funcionários da Escola.

Para participar, basta colocar um ou mais livros em uma das quatro caixas espelhadas pelos corredores da Escola, depois é só escolher o volume de sua preferência e iniciar a leitura no ritmo que desejar, pois não há data para a devolução da publicação escolhida.

Os livros podem ser sobre qualquer assunto. Em cada caixa, uma ou várias surpresas aguardam o leitor, que pode encontrar desde material para uma pesquisa teórica até inspiração para um texto dramatúrgico.

Ao vasculhar as caixas, o participante ainda pode exercitar sua criatividade tentando imaginar quem seria o dono desse livro, qual sua opinião sobre ele, o que o motivou a comprá-lo e qual seria seu trecho favorito.

Faça uma busca na sua estante. Encontrou um conto? Uma peça de teatro? Um romance? Ou um ensaio filosófico já lido e relido? Compartilhe. Traga esses livros para a SP Escola de Teatro e participe. Afinal, para que guardar literatura empoeirada na prateleira? Socialize e promova a boa leitura!