EN | ES

Bloco da Mamma celebra Silvetty Montilla na Rua Augusta com desfile em 17/2

Publicado em: 09/02/2024 |

Fundadores do Bloco da Mamma: destaque no Carnaval de São Paulo.

Fundadores do Bloco da Mamma: destaque no Carnaval de São Paulo. | Foto: Chico Morais/Divulgação

No calor do pós-carnaval, o Bloco da Mamma promete uma festa única, prestando homenagem à renomada artista drag Silvetty Montilla. O desfile, marcado para 17 de fevereiro de 2024, às 12h, na Rua Augusta, será um encontro vibrante de arte, diversidade e pura energia.

O Bloco homenageia a icônica Silvetty Montilla, referência na noite e na cena Queer, em um evento repleto de música e comandado pela banda Vrá Power e pelos DJs Daniel Martins, Mau Mau e Tico Malagueta. A festa contará ainda com a participação especial da cantora Renata Perón, além da performance artística da drag queen cigana e campeã de bate-cabelo, Leandra Gitana; da drag queen e rainha das festas, Tchaka; da Diva do Bloco, Márcia Dailyn; do Rei do Bloco, Walério Araújo; e dos artistas da Cia de Teatro Os Satyros, sob a direção dos padrinhos do Bloco, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.

O desfile oficial do Bloco da Mamma em 2024 acontecerá no sábado pós-carnaval, a partir das 12h do dia 17/02, invadindo a Rua Augusta.

Fundado em 2019, o Bloco da Mamma tem sua essência na arte e na diversidade, refletindo a trajetória artística de seus fundadores, todos artistas da música e do teatro. Alessandra Nassi, Diego Ribeiro, Gustavo Ferreira e DJ Nassi, durante um processo artístico na Companhia de Teatro Os Satyros, tiveram a inspiração de criar o Bloco, resgatando a importância sociocultural do Carnaval de Rua em São Paulo, destacando a ocupação dos espaços públicos e a integração de diversas expressões artísticas, como o teatro, a dança, a performance e a música.

O percurso

O Bloco desfilará pela Rua Augusta, uma das ruas mais famosas da cidade de São Paulo, que acomoda bares, casas noturnas, e diversos espaços culturais, um pólo de encontro das diversas expressões artísticas e tribos.

O percurso se inicia próximo à Avenida Paulista e culmina na Rua Martins Fontes, passando pela Praça Roosevelt, local onde se encontra a sede do grupo Os Satyros e outros diversos espaços de teatro, que fazem parte da formação artística do Bloco.

Um dos percursos mais nobres do carnaval de rua de São Paulo, devido à sua localização, sendo um dos queridinhos para quem curte a folia na região; e facilidade de acesso, já que está próximo das estações de metrô da Avenida Paulista, República e Anhangabaú.

Homenagem

A cada edição, o bloco homenageia alguma personalidade do carnaval ou das artes. No ano de 2023, o Bloco da Mamma homenageou a artista Eloína dos Leopardos. Atriz, trans e pioneira, Eloína foi a primeira Rainha de Bateria do carnaval brasileiro, em 1976. Já no ano de 2024, a homenagem especial do Bloco da Mamma será destinada à artista Silvetty Montilla. Conhecida como uma verdadeira lenda da cena drag brasileira, Silvetty Montilla brilha como artista multifacetada, conquistando fãs e admiradores por décadas. Nascida em São Paulo, Silvetty é muito mais do que uma drag queen, é uma verdadeira personificação da arte, da comédia e da autenticidade.

Com uma carreira que se estende por mais de 30 anos, Silvetty Montilla é aclamada por sua versatilidade, percorrendo os palcos do teatro, da televisão e da música. Sua presença magnética e humor afiado conquistaram o coração do público, tornando-a uma referência inquestionável no universo LGBTQIAPN+. A celebração será conduzida pela Diva do Bloco, Márcia Dailyn, em uma performance especial que abraça toda a carreira e representatividade de Silvetty. Música e performance

A música do Bloco será liderada pela banda Vrá Power, composta por artistas do teatro musical, que trarão os clássicos envolventes do Carnaval, do axé, do samba e da MPB para a Rua Augusta. Os DJs Daniel Martins, Mau Mau e Tico Malagueta, residentes de renomadas casas noturnas de São Paulo, estão preparando um setlist especial para o desfile pós-carnaval, repleto de hits nacionais e internacionais.

A trilha sonora do Bloco contará com a participação especial da cantora Renata Perón, e o dia incluirá a vibrante performance de bate-cabelo da artista Leandra Gitana, além da presença artística dos padrinhos do Bloco, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, junto aos artistas da companhia de teatro Os Satyros, do Rei do Bloco Walério Araújo e da Diva do Bloco Márcia Dailyn.

Para encerrar com chave de ouro, a Tchaka Drag Queen estará presente no bloco, acompanhada por outras 20 drags que participaram do Workshop Cultura Drag, ministrado por ela na SP Escola de Teatro.

SP Transvisão

Em parceria com o projeto SP Transvisão, organizado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e SP Escola de Teatro, o Bloco da Mamma promove diversas atrações artísticas voltadas para a cultura e o universo LGBTQIAPN+ no desfile de 2024, que englobam participações musicais, performances e homenagem. O projeto SP Transvisão consiste em um plano de iniciativas e ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além da valorização dos corpos LGBTQIAPN+.

Serviço

BLOCO DA MAMMA

DESFILE: Sábado pós-carnaval

DATA: 17 de fevereiro de 2024

HORÁRIO: 12h às 18h

LOCAL: R. Augusta, 1300 – Consolação (em encontro com a R. Matias Aires) até R. Martins Fontes, 205 – Centro Histórico de São Paulo

Bloco da Mamma: no pós-Carnaval de São Paulo.

Bloco da Mamma: no pós-Carnaval de São Paulo.




Relacionadas:

Notícias | 01/ 03/ 2024

Espetáculo “No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer” estreia na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 02/ 2024

Leitura dramática “CAMILO” acontece em 4/3 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 02/ 2024

Grupo 59 apresenta “Um Dia, Um Rio”, premiado espetáculo sobre desastre ambiental na Bacia do Rio Doce

SAIBA MAIS