Bikes no Metrô, na CPTM e na SP Escola de Teatro

Publicado em: 15/09/2011 |

Você sabia que na porta de entrada da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco existe um bicicletário? Em abril de 2010, a Instituição implantou este aparato com o intuito de contribuir não só para que os aprendizes e funcionários melhorem sua qualidade de vida, como também, para incentivar ações de sustentabilidade na cidade.

Não ter uma bicicleta, entretanto, não é problema, já que, em algumas estações, o metrô e a CPTM disponibilizam esse equipamento para aluguel. Além disso, também oferecem vagas para estacionamento nos bicicletários.

O metrô de São Paulo liberou a entrada de ciclistas nos vagões, todos os dias da semana, a partir das 20h30. Aos sábados, das 14h até o final da operação comercial (uma hora da manhã de domingo); e, aos domingos e feriados, das 4h40 à meia-noite.

Esses horários também foram ampliados na CPTM. Aos sábados, os ciclistas poderão entrar com suas bicicletas a partir das 14h, com acesso permitido até a uma da manhã. Nos domingos e feriados, a permissão valerá para o dia todo.

O metrô pretende concluir a primeira fase do programa que incentiva o uso de bicicletas até o fim de setembro. No projeto, serão disponibilizados sete novos bicicletários e oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas), além do serviço de empréstimo de bicicleta.

O uso dos bicicletários e dos pára-ciclos é gratuito. No caso dos bicicletários, é necessário cadastrar-se apresentando um documento com foto. Já os usuários dos pára-ciclos deverão levar cadeado e corrente próprios para estacionarem sua bike.

Use e Abuse dos Bicicletários no Metrô:

Linha Azul: Armênia, Liberdade, Paraíso, Santana, Sé e Vila Mariana

Linha Verde: Vila Madalena

Linha Vermelha: Anhangabaú, Barra Funda, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Marechal Deodoro e Santa Cecília

Texto: Felipe Del