Beira!: Artistas egressas da SP criam festival que dá visibilidade a artistas da América Latina

Publicado em: 10/02/2021

Luiza Marinho e Raíza Penteado

As artistas egressas da SP Escola de Teatro, Luiza Marinho e Raíza Penteado, fazem parte do grupo de produtores culturais independentes que desenvolveram o Festival Beira!, que ganhou esse nome para homenagear Ariano Suassuna e sua célebre frase “ao redor do buraco tudo é beira”.

O coletivo foi contemplado pelo PROAC LAB, com isso eles vão conseguir realizar a primeira edição da Beira! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina, agora em março de 2021, em formato digital.

Sua programação é dividida entre oficinas, rodas de conversa e mostra de espetáculos, contando com acessibilidade em LIBRAS. A curadoria dos eventos artísticos selecionados fica por conta de Fernanda Missiaggia, Leila Borari e Sanara Rocha, que prometem escolher uma programação diversa e variada com grupos e artistas do Brasil e outros países latino-americanos.

“Existem tantos grupos e artistas produzindo, criando e fazendo arte de tantas formas, mas muitas vezes não conseguimos ter acesso a essas criações. É importante construir caminhos de acesso para grupos além dos que já estão na cena tradicional, especialmente em um contexto de pandemia, para mostrar que outras formas de produzir arte são possíveis”, ressalta Luiza, formada em Técnicas de Palco na SP e responsável pela comunicação do projeto, pois também é publicitária.

O chamamento público para grupos, artistas e projetos colaborativos que tenham interesse em compor a programação do festival começa nesta quinta-feira, 11, às 9h, até às 20h da quinta-feira, 18.

“É importante dar luz aos grupos e artistas fora da cena tradicional para mostrar ao centro que existe muito mais que uma linguagem só ou uma só forma de produzir arte. Arte é muito além. O centro precisa chegar às beiradas e a beira precisa chegar ao centro. ”, afirma Raíza Penteado, formada em Técnicas de Palco na SP Escola de teatro e coordenadora técnica do festival.

Por Luiza Camargo




Relacionadas:

Notícias | 15/ 10/ 2021

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 80 vagas

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 10/ 2021

Série Grandes Atrizes: Cacilda Becker

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 10/ 2021

O aprendizado que pode modificar nossas condições temporárias ou Um viva aos nossos professores

SAIBA MAIS