EN | ES

Bate-Papo Online com Valmor Níni Beltrame

Publicado em: 18/10/2010 |

Direto de Santa Catarina, o bate-papo online dessa quinta-feira (21), será com o Prof. Doutor Valmor Níni Beltrame. Durante a conversa virtual, Beltrame discutirá sobre um dos temas mais recorrente nos debates realizados em encontros e festivais de teatro de animação no Brasil nas últimas décadas: a formação profissional profissionais que atuam com essa arte.

 
Beltrame é professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teatro) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desde 2002. Leciona, há mais de 20 anos, na cadeira de Teatro de Animação na mesma universidade e é organizador do Seminário de Pesquisa sobre Teatro de Formas Animadas que se realiza desde 2004 na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
 
Formado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Beltrame é mestre e doutor em teatro pela ECA/USP e também fez especialização no Institut International de la Marionnette, na França, em 1982.
 
Foi diretor e dramaturgo do espetáculo de teatro de sombras “Último DiaHoje”, em 2002, trabalho realizado com Marianne Tezza Consentino; da peça de teatro de bonecos e sombras, “Livres e Iguais”, em parceria com Julio Maurício e Nazareno Pereira e, entre os anos de 1978 e 1987, integrou o Grupo Gralha Azul Teatro”, fundado na cidade de Lages, em Santa Catarina. Neste período trabalhou em oito espetáculos de teatro de bonecos, sombras e máscaras, além de exercer atividades variadas nas funções de ator, diretor e dramaturgo.
 
Entre suas publicações, Beltrane foi editor da Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas em diversos exemplares; escreveu verbetes sobre teatro de animação para o Dicionário do Teatro Brasileiro – Temas, Formas e Conteúdos; organizou o livro “Teatro de Bonecos: Distintos Olhares Sobre Teoria e Prática” (Florianópolis: Udesc, 2007) e “Teatro de Sombras: Técnica e Linguagem” (Florianópolis: Udesc, 2005) e foi autor das publicações “Poéticas Teatrais: Territórios de Passagem” (Florianópolis: Desing Editora/Fapesc, 2008) e O Ator no Boi-de-Mamão: Reflexões sobre Tradição e Técnica (In Móin-Móin N.3 Jaraguá do Sul: Scar/Udesc, 2007).
 
 
Serviço
Bate-papo Online
Local: www.spescoladeteatro.org.br/chat
Tema: A Formação no Teatro de Animação
Convidado: Valmor Níni Beltrame
Data: quinta-feira (21)
Horário: 16h