EN | ES

Bate-Papo Online com Rogério Toscano

Publicado em: 04/10/2010

Como formar jovens atores? Essa é a proposição para o bate-papo online com Antônio Rogério Toscano, dramaturgo, ator e professor. O convidado mostra sua perspectiva sobre o tema, além de falar sobre a busca da singularidade e a relação da cena com a forma em uma conversa virtual no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, quinta-feira (7), às 16h. 

 

“Sempre trabalhei com o processo colaborativo, assim, busquei processos técnicos e os culminei com a ideia de constituir um traço que fortifica e cria vozes na tessitura dos meus textos. Percebi, então, que toda técnica é ideológica e há necessidade de as histórias serem problematizadas e dissolvidas. Entretanto, a ignorância é castradora: É preciso saber ignorar, destruir e triturar certezas. Somente assim, é que se encontra um caminho para estabelecer a sua arte, a sua forma e seu conteúdo”, explica.

 

Toscano nasceu na cidade de Macaubal, interior de São Paulo. Formado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unicamp, em 1996, concluiu seu mestrado na mesma faculdade em 2002 e, atualmente, é doutorando em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

 

Como dramaturgo, possui 17 peças premiadas no currículo, entre elas “O Martírio” (a primeira, de 1996); “Raios e Trovões” (de 2000, com direção de Sérgio Mamberti); “Almanaque de Araque” (infantil, de 2001, com direção de Edu Silva) e “Osvaldo Raspado no Asfalto” (de 2003, sob direção de Georgette Fadel).

 

Foi curador do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, de 2004 a 2006, e da Mostra Santo André do Teatro Contemporâneo, em 2004 e 2005. Também coordenou a Escola Livre de Teatro (ELT – Santo André), de 2003 a 2006.

 

Como professor, lecionou Dramaturgia e História do Teatro na Escola de Comunicação e Artes da USP (2005); foi responsável por uma Oficina de Dramaturgia no Teatro da Faap, em 2004; e, hoje, ministra aulas também na Escola de Arte Dramática (EAD –USP).

 

Serviço:

Bate-Papo Online
      
Convidado: Rogério Toscano    
Tema: “Formação de Jovens Atores”
Dia: 07 de outubro (quinta-feira)
  
Horário: das 16h às 17h