Bate-papo online com José Simões, pesquisador da área de pedagogia do teatro

Publicado em: 14/04/2010 |

José Simões, Diretor Pedagógico Interino da SP Escola de Teatro, realiza bate-papo online, na próxima quinta-feira (16.04), das 16h às 17h, no site da Escola.
 A Pedagogia e Formação Artística é o tema selecionado para a conversa virtual que discute a importância de se entender os procedimentos pedagógicos na formação do artista nos cursos de formação livre ou universitária.
 Não é necessário inscrição para participar do bate-papo, basta acessar o site no horário e data estabelecida.
Semanalmente, profissionais das artes do palco e áreas afins serão convidados para mobilizar a reflexão, o debate e a troca de experiência do teatro brasileiro.
SERVIÇO:

Bate-papo online
Convidado: José Simões

Tema: Pedagogia e Formação Artística
Dia: 16 de abril (quinta-feira)

SAIBA MAIS:
José Simões é pesquisador na área da Pedagogia do teatro e do espaço teatral, Sociologia do Teatro e Dramaturgia. Iniciou sua carreira em Campinas trabalhando no teatro local como encenador do grupo Anima, na sequência ingressou no recém criado curso de Artes Cênicas da UNICAMP. Os projetos mais importantes dos quais participou foram as montagens de “Fausto” e “Quando Comi o Cão”.

É pesquisador na área da Pedagogia do teatro e do espaço teatral, Sociologia do Teatro e Dramaturgia. Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982); Bacharelado em Microbiologia e Imunologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985); Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992); Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007), Pós-doutorando pela Universidade de Coimbra (2008-2011). Professor Titular da Universidade de Sorocaba; Encenador e Dramaturgo.

Experiência na área do Teatro com ênfase na Pedagogia do Teatro na docência, pesquisa, produção e orientação de projetos de investigação. A produção cientifica resulta da discussão do Espaço Teatral e do Lugar Teatral com a Cidade e o Imaginário da atividade teatral. Áreas de interface na Educação, Sociologia, Comunicação e Cultura.  Realiza (2008-2011) o projeto de pesquisa “O Teatro Visível e Não Visível na Paisagem Teatral das Cidades de Pequeno e Médio Porte em Portugal” no CES (Centro de Estudos Sociais), da Universidade de Coimbra (Portugal), financiado pela FCT (Fundação de Ciência Tecnologia) e atualmente é diretor pedagógico da SP Escola de Teatro.
Texto e Foto: Renata Forato | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 14/04/2010