Audiovisual Ao Vivo na Escola

Publicado em: 26/10/2012 |

Uma multiplataforma para apresentações audiovisuais em tempo real chega à sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta terça-feira (30), às 19h. É a sétima edição do Audiovisual Aovivo (AVAV 7), mostra mensal realizada pelo Epicentro Cultural, com curadoria e idealização de Veruscka Girio, do projeto Astronauta Mecânico.

Destinada a artistas visuais, sonoros, performáticos, criadores e pesquisadores audiovisuais de manipulação de imagem e som em tempo real, o evento renova sua programação a cada mês, promovendo a circulação dos trabalhos divulgados. A improvisação, o acaso e o agora conduzem o rumo das experiências vividas pelo público.

Raul Teixeira, coordenador do curso de Sonoplastia, foi quem viabilizou a parceria. “Quando me consultaram, achei a proposta muito interessante, pois é um evento de vídeo, som, artes visuais e abre espaço para tecnologia, que é algo que sempre teve a atenção da Escola”, observa.

Além disso, ele diz ter ficado animado com a participação dos aprendizes Doutor Ailton, Cauê Andreassa e Leandro Simões, de Sonoplastia; Dri Rodrigues e Cauê Martins, de Iluminação, e do artista convidado do curso, DJ Eugenio Lima.

Esta edição teve três projetos selecionados. Às 19h45, Paula Ordonhes comanda o “Vivo! Paint”, no qual artistas são convidados a entrar em uma sala escura, onde desenham, ao vivo, em alto e bom som randômico. Depois, às 21h, é a vez de “Jogar”, apresentação interativa que, a partir do suporte do jogo “Palavras Cruzadas”, brinca com o conceito de repentismo.

Em “Microsonias”, os aprendizes entram em ação, compartilhando parte da pesquisa de captação e realimentação de som, paralelamente ao processamento de imagem. Neste universo, os movimentos de som também provocam alterações nas imagens. Segundo Cauê Andreassa, o estudo surgiu em sala de aula e, como os resultados surpreenderam, os aprendizes decidiram se inscrever na mostra. “Estamos pesquisando a microfonia. Fazemos manipulação em tempo real e criamos uma instalação sonora, então, vai enveredar pelo lado performático”, ressalta.

Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, também se mostra empolgado com a natureza do projeto que, segundo ele, não é apenas um evento de sonoplastia, mas um encontro que promove o diálogo entre todas as áreas da Escola.

“Creio que a Escola se conecta cada vez mais com a produção cultural contemporânea. É muito bacana dividirmos nossas apreensões e questões dessa forma. Para mim, esse diálogo representa a autêntica expressão da contemporaneidade”, finaliza.

Mostra: Audiovisual Aovivo (AVAV 7)

Quando: 30 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt