Assessor da SP Escola de Teatro é finalista de prêmio de jornalismo do MEC

Publicado em: 08/03/2018 |

Publicada em 2016, a reportagem “À Luz de Verger” celebra os 70 anos da chegada do fotógrafo francês à Bahia. Foto: André Nery/Reprodução

JONAS LÍRIO

Assinada por Mateus Araújo, analista de Comunicação da SP Escola de Teatro, a reportagem “À Luz de Verger” é finalista na primeira edição do Prêmio Geneton Moraes Neto. Publicado em 2016 pelo Jornal do Commercio (Recife), o especial concorre na categoria de texto jornalístico.

Além da matéria de Araújo, são finalistas outra reportagem também do Jornal do Commercio (“Pelo caminhar”, de Roberta Soares) e uma do periódico El País (“A favela do parque cidade jardim: Uma metáfora da São Paulo moderna”, de André Oliveira).

“À Luz de Verger”, com imagens produzidas por André Nery, relembra a história do francês Pierre Verger, fotógrafo que se mudou para a Bahia em 1946 e se dedicou a estudar a ancestralidade africana presente no sangue brasileiro.

“O Mateus vem de uma história bonita no jornalismo e, embora muito jovem, é muito talentoso. A trajetória dele mostra isso e é um orgulho enorme tê-lo na nossa equipe, não só pela premiação, mas também pelo trabalho dele na SP Escola de Teatro,” diz Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

Esta é a primeira edição do prêmio, organizado pela Fundação Joaquim Nabuco, instituição ligada ao Ministério da Educação. A premiação homenageia o jornalista Geneton Moraes Neto, morto em 2016. Além da categoria de texto jornalístico, a Fundação vai contemplar também reportagens na categoria de videojornalismo. O valor do prêmio vai de R$ 10 mil (3º lugar) a R$ 25 mil (1º lugar).

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador