As Linguagens da Arte em Debate

Publicado em: 15/05/2013 |

O teatro contém, em sua essência, um potente encontro entre várias outras formas de arte. Tendo isso em mente, pode-se compreender a razão de englobar essas outras linguagens em uma discussão mais ampla e abrangente sobre teatro.

E é exatamente isso o que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco fez na noite de ontem (14), com a segunda mesa do Colóquio “O Que É a Pedagogia do Teatro?”, que tem curadoria de Ingrid Koudela. No encontro, Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola; a Prof.ª Dr.ª Rosa Iavelberg, da Feusp; e Janete Andrade, da Fundação Cultural de Curitiba, debruçaram-se sobre o tema “Linguagens da Arte – I”.

Durante mais de duas horas, as participantes compartilharam com o público suas visões sobre a arte, definindo cada uma um ponto central para falar sobre suas respectivas áreas de atuação.

Janete, a primeira a falar, seguiu o caminho da música, dando atenção especial ao histórico dos festivais de música dos anos 1950, 1960 e 1970, que moldaram a forma de se pensar e ensinar música no Brasil, assim como aos músicos e professores que mudaram o panorama musical por aqui, até chegarmos ao atual modelo.

“O fazer musical só tem um caminho. Você tem que estudar 7, 8 horas por dia, não tem como baixar aplicativos que te ensinem”, ela afirmou, ao falar sobre a presença das novas tecnologias no ensino.

A próxima foi Marici, que, definindo-se como “pedagoga por intuição”, falou sobre a dramaturgia pelo viés de seus próprios processos, concretizados a partir da década de 1980, quando “não havia escola com padrões técnicos e acadêmicos para a formação de dramaturgos”.

Daí em diante, a fala da participante atravessou a década seguinte até chegar à SP Escola de Teatro. “A Escola é extremamente atraente para mim, porque dá espaço para novas ideias, novos paradoxos. É um lugar que permite que os opostos trabalhem juntos e se complementem”, observou.

Da dramaturgia, a conversa migrou para as artes visuais, sob a visão de Rosa Iavelberg. O foco dessa parte foram as mudanças nas concepções sobre a interação entre a arte infantil e a arte adulta no ensino das artes visuais.

Da esq. p/ a dir.: Janete Andrade, Rosa Iavelberg, Ingrid Koudela e Marici Salomão (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Munida de uma série de artes feitas por crianças, como desenhos, pinturas, recortes de papeis e até xilogravuras, Rosa apresentou dois importantes pedagogos dessa área: Franz Cizek (1865-1946) e Viktor Lowenfeld (1903-1960), que conduziram estudos fundamentais para a evolução da arte infantil. “Pensar nesse ensino hoje é pensar como a criança aprende”, comentou.

Depois disso, então, foi aberto espaço para as perguntas do público, durante o qual foram abordados temas como autodidatismo, polivalência, entre outros. “Foi um momento rico de debate e reflexão. Espero vocês na próxima mesa”, finalizou Ingrid Koudela.

O próximo encontro acontecerá amanhã (16), às 19h, e dará prosseguimento ao debate, com o tema “Linguagens da Arte – II”. Os convidados para esta edição serão a Prof.ª Dr.ª Cássia Navas e o escritor João Silvério Trevisan. No sábado (18), das 12h30 às 14h30, o tema é concluído com Veronica Veloso, Tonio Carvalho e Roberto Duarte, na mesa “Linguagens da Arte – III”.

O colóquio segue no dia 28 de maio, das 19h às 21h, com a mesa “Pedagogia do Teatro + ou – Teatro”, com Florian Vassen, da Universidade de Hannover/Alemanha.

Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”

Mesa 3: “Linguagens da Arte – II”

Com Prof.ª Dr.ª Cassia Navas e João Silvério Trevisan

Quando: Quinta-feira (16), das 19h às 21h

Mesa 4: “Linguagens da Arte III”