Espetáculo “O Jogo Agora é Outro”, do coletivo As Fulanas, faz temporada no Espaço Parlapatões

Publicado em: 10/04/2023 |

Foto colorida com várias pessoas que fizeram o workshop "Técnicas de Improviso com As Fulanas" na SP Escola de Teatro

Turma do workshop “Técnicas de Improviso com As Fulanas” em janeiro na SP Escola de Teatro | Foto: Divulgação Instagram/2023

Após temporada na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, o coletivo As Fulanas apresenta novamente o espetáculo “O Jogo Agora é Outro” todas as sextas-feiras do mês de abril no Espaço Parlapatões.

As Fulanas é um dos únicos coletivos de improviso composto apenas por mulheres em São Paulo e foi formado em 2019 por estudantes egressas do curso técnico de Humor da SP Escola de Teatro. No ano passado, apresentaram “O Jogo Agora é Outro” pela primeira vez no Festival Satyrianas e, devido ao sucesso de público, ganharam uma temporada exclusiva na Escola no mês de janeiro.

Com essa produção, as artistas conseguiram alcançar grande público por trazerem uma proposta inspirada no universo do poker, que é conhecidamente masculino, e pelas construções cênicas inteiramente improvisadas. Em uma jogatina emocionante, dois times disputam arduamente a maior quantidade de fulanetas, que são as fichas de apostas, até o final. A presença da plateia torna-se fundamental para a dramaturgia da cena e para o resultado final dessa jogatina.

Cartaz do espetáculo "O Jogo é Agora" do coletivo As Fulanas

Cartaz do espetáculo “O Jogo Agora é Outro” do coletivo As Fulanas

Além das apresentações, o coletivo também vai ministrar a oficina “Improviso e comédia com As Fulanas”, os encontros também serão no Espaço Parlapatões. O curso proporcionará uma vivência em que as participantes experimentarão jogar com técnicas de improviso e da comédia, criar ferramentas para construção de personagem e de dramaturgia e apreender estratégias de livre-associação. A metodologia possibilita às participantes produzir materiais artísticos próprios, trabalhando a consciência corporal, a noção de escuta, o foco, a relação com o outro e o prazer de estar em cena.

Inerente às práticas teatrais, o jogo improvisado permite, como um trampolim na cena cotidiana, ampliar o repertório verbal e não verbal, físico e subjetivo abrindo espaço para experimentar momentos de espontaneidade, descoberta e aprendizados em cena.

A oficina tem o objetivo de estabelecer uma relação de jogo com as participantes; apresentar, de forma introdutória, técnicas de improviso como: aquecimentos, jogos corporais, jogos de comunicação verbal e não verbal e jogos dramatúrgicos; estimular a solução de problemas por meio de ações improvisadas; permitir a experiência do jogo relacionada à vida cotidiana; e realizar uma apresentação aberta para público no final do curso.

cartaz da oficina "Improviso & Comédia com As Fulanas"

Cartaz da oficina “Improviso & Comédia com As Fulanas”

+ Conheça todos os cursos oferecidos pela SP Escola de Teatro no Processo Seletivo 2023/2º semestre

Sobre o grupo
As Fulanas é um grupo de teatro feminino que pesquisa comédia, improviso, teatro físico e palhaçaria. Tem como missão promover espaços para as mulheres dentro da cena artística brasileira e refletir sobre questões da atualidade e de equidade de gênero. Possui integrantes com formações diversas e é composto somente por mulheres, incluindo o elenco, a área técnica e a produção.

Serviço da peça “O Jogo Agora é Outro”
Cia. As Fulanas
Duração: 60min
Classificação indicativa: 14 anos
Onde: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Quando: 7, 14, 21 e 28 de abril
Horário:
Ingressos: R$15,00 reais (meia-entrada); R$30,00 (inteira) via Sympla

Ficha técnica
Atrizes: Amanda Rodovalho Camila Penna Cathy Blanco Carol Petrucci Clarice César Gabriela Coniutti
Preparação Corporal: Iara Perri
Música de Cena: Banda Boca de Leoa
Iluminação: Letícia Carmona Nino Brasileiro
Produção: Lúcia Rosa

Serviço da Oficina “Improviso e Comédia”
Duração: 12,19 e 26 de Abril
Classificação indicativa: 14 anos
Onde: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Público alvo: Pessoas interessadas na linguagem do improviso e do humor, com ou sem experiência na área.
Valor:
Pacote completo de aulas: 140,00
Aula avulsa: 50,00
Serão sorteadas 02 bolsas de 100% e 02 bolsas de 50 % para mulheres trans, ppi e pcd’s.
Inscrições pelo formulário

Oficineiras: Amanda Rodovalho, Camila Penna, Cathy Blanco, Carol Petrucci, Clarice César e Gabriela Coniutti

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024