As Entrelinhas da Metrópole

Publicado em: 11/09/2012 |

A cidade, no caso, a capital paulista, como objeto a ser pensado e documentado no teatro. Eis o mote da “Oficina de Escrita na Cidade”, ministrada pelo dramaturgo português Jorge Louraço Figueira, da companhia O Teatrão, de Coimbra, que também é professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, da cidade do Porto, além de crítico de teatro do jornal Público, de Portugal. As inscrições para o curso, que acontecerá dias 4, 5, 8, 9 e 10 de outubro, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Gratuita, a oficina, promovida pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, como parte do projeto Palco Iberoamericano: Teatro Contemporâneo, apresenta aspectos inovadores, tanto do teatro documental como da ficção dramática dos últimos dez anos, em busca de uma dramaturgia do espectador e de uma poética da ação. Assim, serão abordados experimentos recentes de dramaturgia e performance, ocorridos tanto na Europa como na América Latina, cruzando métodos de improvisação coletiva, a chamada  devising, de grupos do Reino Unido, como os Third Angel e os Forced Entertainment. Além disso, a atividade pretende combinar aspectos narrativos com aspectos dramáticos do texto, tanto na adaptação como na criação de peças originais, bem ao estilo dos dramaturgos e diretores espanhóis Sanchis Sinisterra e Juan Mayorga.

Quem é Jorge Louraço Figueira
Escreveu “O Espantalho Teso”, “Xmas qd Kiseres” e “Rei Duas Vezes”, entre outras peças e roteiros teatrais. Traduziu “Cidadania”, de Mark Ravenhill; “Senti um Vazio”, de Lucy Kirkwood; e “Onde É Que Esconderam as Respostas”, do Third Angel. Fez Residência Internacional do Royal Court Theatre, em Londres, e o Seminário de Escrita Teatral de J. S. Sinisterra, no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. No Brasil, publicou “Verás Que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias, para o qual escreveu a peça de teatro “Cabaré da Santa, com Reinaldo Maia, e fez, para a mesma companhia, a dramaturgia de “Êxodos.

Palco Iberoamericano: Teatro Contemporâneo

Curso “Oficina de Escrita na Cidade”

Inscrições: De 11 a 26 de setembro

Divulgação dos aprovados e matrículas: 28 de Setembro