
Andrea Mariano, Lara Gutierrez e Karen Luizi/Divulgação
Karen Luizi, Andréia Mariano e Lara Gutierrez, artistas egressas de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, em parceria com Jorge Ferreira e outros artistas, foram contemplados pela Lei Aldir Blanc do município de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, para desenvolverem o curso “Princípios Básicos da Cenotécnica”.
Em 18 aulas online, transmitida via Youtube, o coletivo ensina profissionais e estudantes de backstage técnicas e fundamentos em 3 áreas de atuação: Produção e Logística, Cenotécnica e Pintura.
“A ideia do nosso projeto é divulgar as profissões de produção, cenotécnica e pintura de arte e adereços. Queremos mostrar que existem muitos profissionais que trabalham no teatro e que não são conhecidos pelo grande público, mas são fundamentais”, explica Karen.
Jorge Ferreira, artista convidado da SP desde 2013, é o idealizador de um projeto que ocorre em Itaquaquecetuba há 15 anos, o galpão de cenografia. O cenotécnico já concretizou a construção do cenário de mais de 1.000 espetáculos durante 45 anos de profissão. Em uma parceria com Denis Nascimento, o galpão de cenografia na Quinta da Boa Vista em já abrigou cenários de espetáculos de ópera, dança e teatro musical como: Escola do Rock, My Fair Lady, La Bhoeme, A noviça rebelde, Billy Elliot e mais recente Charlie e Fantástica Fábrica de Chocolate em 2020.
É de lá que ele e os artistas contemplados pelo projeto gravaram os conteúdos, produziram e editaram os ensinamentos do curso.
“O nervosismo em frente às câmeras e a novidade que foi pra todos nós produzir um material audiovisual a gente releva, pois, o mais importante é mostrar como é o nosso dia a dia e explicar pra quem nunca ouviu falar o que é o nosso trabalho”, explica o cenotécnico.
Curso Princípios Básicos da Cenotécnica
Sobre o curso: Trata-se de um programa básico de 18 aulas com temas variados com enfoque na construção de cenários para profissionais que trabalham ou possam vir a trabalhar no backstage de produções de teatro, dança, circo ou música.
Público-alvo: O curso destina-se a jovens e adultos a partir de 16 anos, aprendizes e profissionais do backstage, que tenham interesse em se profissionalizar na área técnica e/ou já exerçam as seguintes funções: cenotécnicos, técnicos de palco, stage managers, diretores de cena, diretores técnicos, maquinistas, marceneiros, serralheiros, pintura de arte e demais interessados em montagem de palco.
Duração: 3.60h-aula, distribuídas em 18 aulas gravadas disponibilizadas numa plataforma online aberta com duração de até 20 minutos cada.
Acesso às aulas: Canal Universo Cenotécnica
Confira abaixo o cronograma:
Por Luiza Camargo