Artistas criam festival internacional na quarentena

Publicado em: 31/03/2020 |

O período de isolamento social, como medida para prevenção ao novo coronavírus, levou a companhia de teatro Os Satyros, de São Paulo, a criar o Quarentena Festival – evento exclusivamente virtual, que vai reunir artistas do Brasil e de mais nove países em apresentações via Instagram. A programação vai de 6 a 12 de abril, com peças, filmes, sarau e música.

O festival tem apoio da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Todos os artistas participam de forma voluntária.

“Neste momento de isolamento, entendemos que é importantíssimo nós, artistas, estarmos juntos com todas as pessoas. A arte cura, acalma, dá esperança. E estamos unidos nessa ‘guerra’ contro o vírus”, diz o ator e dramaturgo Ivam Cabral, cofundador d’Os Satyros. “Convidamos amigos e amigas daqui e de outros países, uma vez que essa pandemia atinge a todos nós. É uma maneira de estarmos ligados, solidários uns com os outros.”

As apresentações no festival são individuais. Os artistas farão as transmissões diretamente de suas casas, nos seus próprios perfis no Instagram. Entre as atrações confirmadas estão nomes como o ator Thiago Mendonça, que apresenta a peça “Stonewall 50”, as atrizes Maria Fernanda Cândido, Bárbara Paz e Letícia Sabatella, que apresentaram, cada uma, performances, e o cantor Zeca Baleiro.

Além dos brasileiros, há, ainda atrações de Portugal, Cabo Verde, Alemanha, Finlândia, Suíça, Espanha, Canadá, Suécia e Inglaterra. A programação completa, com horários e dias das apresentações, será divulgada em breve no perfil @festival.quarentena, no Instagram.

Confira os horários já definidos:

6/4

17h – “É mais fácil para nós imaginar” – Christopher Kriese (Alemanha/Suíça) – Teatro
19h – Poesias de Patrícia Pinho (Brasil) – Literatura
21h – “As Palavras de Jó” com João Branco (Cabo Verde) – Teatro
23h – “Músicas” com Zeca Baleiro (Brasil) – Música

7/4
17h – Exibição do filme “My private bunker”, Matthew Allen (EUA/Suécia) – Cinema
19h – “A Implosão do Significante Paranoide na Constelação de Aquário”, de Marcio Aquiles (Brasil) – Literatura
21h – “Segismundes en tiempos de pandemia”, com MACARENA BAEZA e Alunos da Escola de Teatro UC (Chile) – Teatro
23h – “Incômodos: Teatro em Casa”, com o Grupo Coletivo Corpo (Brasil) – Teatro

8/4