Artista negro pioneiro, João Acaiabe celebra 50 anos de carreira

Publicado em: 17/08/2020 |

O ator João Acaiabe celebra neste 2020 seus 50 anos de carreira. Aos 76 anos, ele foi o único aluno negro no curso universitário da EAD (Escola de Artes Dramáticas) da USP (Universidade de São Paulo), na década de 1960.

O ator foi um dos primeiros a chamar a atenção para personagens negros estereotipados como bandidos ou empregados domésticos. E sempre lutou contra o fato de a TV chamar atores negros apenas para estes papéis ou de escravos.

No teatro, Acaiabe tem caminho que permeia peças de vanguarda, como “Missa Leiga”, “Jesus Homem”, “Pedro Pedreiro” e “Barrela”, todas marcos do teatro brasileiro que enfrentou a ditadura militar.

Ele começou como locutor em Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista, sua terra natal. Na TV, fez importantes personagens como Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo, Tio Chico, de Chiquititas, e Pai Didico, em Segundo Sol, além de Benedito, de Tenda dos Milagres.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024