Artista egresso da MT Escola de Teatro lança texto inédito em festival do Satyros

Publicado em: 25/03/2021 |

Crédito da foto: Fred Gustavos

A Cia de Teatro Os Satyros organiza, de 26 a 28 de março, o Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento.

Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do grupo, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem textos inéditos especialmente para o evento, que será digital.

Um dos autores selecionados é o jornalista Túlio Paniago, recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro, oferecido em Cuiabá por meio de uma parceria entre a instituição, a Associação Cultural Cena Onze,  Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL MT) e a Adaap (Associação Amigos da Praça), que gere também a SP Escola de Teatro.

Os Satyros promove Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento a partir do dia 26

O goiano, que completa 30 anos na estreia do festival, estudou jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo; tendo retornado a Mato Grosso em 2019, quando ingressou na MT.
Seus textos logo chamaram a atenção, em especial a peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” – recém apresentada na III Mostra on line da MT Escola de Teatro e que rendeu-lhe o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o festival.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, explica Túlio.

É assim que surge a peça “Exóticos”, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no estado do centro-oeste brasileiro. Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, comemora Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Evento gratuito: Peça Exóticos, no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento
Data e horário: 27/03 (sábado) às 17h (Horário de Mato Grosso)
Local: Espaço Digital dos Satyros- plataforma Sympla
Link:
Classificação indicativa: 16 anos

Ficha Técnica:
Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato
Dramaturgia: Túlio Paniago
Elenco: Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira
Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveira
Iluminação: Xico Macedo.
Sonoplastia: Carlos Awire
Produção: Gustavo Teixeira

Sinopse
Exótico vem do grego Exótikós, que significa “alguém de fora, estrangeiro”. Já a palavra “estrangeiro” deriva do francês arcaico Estrangier, que por sua vez se origina do latim Extraneus (estranho). A conotação de exótico, portanto, está relacionada à ideia de estranhamento, de algo ou alguém que eu não posso compreender justamente por ser alheio a mim. Este termo é frequentemente usados em contextos artísticos. Mas, afinal, o que seria artisticamente exótico?

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais