“Aqui Tem Vida Demais” faz nova temporada no Sesc Bom Retiro e convida públicos de todas as idades a pensar sobre a morte

Publicado em: 24/01/2024 |

Com texto de Bruno Canabarro e direção de Rodolfo Amorim, o espetáculo de estreia da companhia teatral CASCA cria espaço de troca a partir das experiências de perda, luto, consciência sobre a morte e do medo da finitude da vida. (Foto: Jonatas Marques)

Com texto de Bruno Canabarro e direção de Rodolfo Amorim, o espetáculo de estreia da companhia teatral CASCA cria espaço de troca a partir das experiências de perda, luto, consciência sobre a morte e do medo da finitude da vida. | Foto: Jonatas Marques.

O tabu de falar sobre a morte com crianças é deixado de lado na peça “Aqui Tem Vida Demais”, com dramaturgia de Bruno Canabarro e direção de Rodolfo Amorim. O espetáculo, que fez uma temporada de sucesso no Sesc Ipiranga em 2023, ganha novas apresentações no Sesc Bom Retiro aos domingos, dias 4, 19 e 25 de fevereiro e 3 de março, às 19h.

A ideia de montar a peça surgiu em 2019, quando os idealizadores Bruna Betito e Bruno Canabarro, que dão aulas para crianças há muitos anos, conversavam sobre seus estudantes e suas surpreendentes histórias. O projeto nasce justamente de um desses casos: um dos alunos de Bruna mandou para ela um áudio falando sobre um infeliz incidente que o fez matar “sem querer” um peixinho ao jogá-lo na privada. Aqui Tem Vida Demais! ganhou o prêmio DeusAteu de Melhor Direção, em 2023.

Depois de se divertirem com essa narrativa tragicômica, eles se concentraram em organizar diversos materiais literários e audiovisuais que pudessem ajudar na construção da dramaturgia. Um ano depois, o mundo foi afetado por uma pandemia e o Brasil, sufocado por tantas mortes. “Aqui Tem Vida Demais” é um espetáculo para todas as idades, todas as infâncias, todas as pessoas vivas que sabem que a morte existe e pode estar por perto. Também permite que se criem espaços de trocas, diálogos, imaginação e fantasias a partir da perda, do luto, da consciência sobre a morte, do medo… sentimentos naturais quando tratamos da finitude da vida.

Sinopse

A trama conta a história dos irmãos Maria e Mário, crianças que precisam lidar com a morte sozinhas, longe de casa. Na tentativa de compreender o porquê se morre, o que acontece quando se morre e por que há tanta morte pela vida, as crianças acabam por ter que encarar a Morte de frente, cara a cara, em diversas faces, até conseguirem elaborar o luto, a perda e a descoberta do fim. Num jogo entre o seguir-em-frente e o olhar-para-trás, as duas crianças embarcam numa ousada tarefa de buscar pistas que revelem o que é isso de algo ou alguém, PUF, desaparecer.

“Aqui Tem Vida Demais”

Temporada: 4 de fevereiro a 3 de março, aos domingos, 12h (não haverá sessão no dia 11 de fevereiro)

Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos

Ingressos: R$30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 10 (credencial plena). Crianças até 12 anos não pagam.

Venda online em sescsp.org.br

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

Dramaturgia: Bruno Canabarro