Aprendizes de Direção Realizam Leituras Cênicas

Publicado em: 17/05/2013

A partir da próxima segunda-feira (20), os aprendizes do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco estreitarão seus contatos com obras importantes da dramaturgia contemporânea. Essa é a ideia de um exercício cênico proposto por Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso, e pela formadora Bernadeth Alves.

 

O exercício, que acontece em quatro dias – nas próximas segundas-feiras –, na Sede Roosevelt da Instituição, sempre às 19h, consiste na realização de leituras cênicas de textos de autores contemporâneos, como Heiner Müller, Jean-Luc Lagarce, Jon Fosse, Juan Mayorga, Michel Vinaver e René Pollesch. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.

 

“A proposta é que os aprendizes aprofundem o contato com a dramaturgia contemporânea. São autores reconhecidos em todo o mundo, alguns até inéditos no Brasil”, afirma a formadora, que é responsável pela orientação do trabalho. Ela também observa que toda a “espetacularização”, da direção até a luz, ficou a cargo dos aprendizes. 

 

Assim, os aprendizes foram divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Na primeira parte da atividade, das 19h às 21h, quem apresenta são os aprendizes do Módulo Azul, que trabalharão textos relacionados ao eixo temático performatividade. A partir das 21h, é a vez do Módulo Verde, que foca no eixo temático personagem e conflito.

 

Neste primeiro encontro, as obras lidas serão “A Missão”, de Heiner Müller (pela parte do Módulo Azul), e “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, de Jean-Luc Lagarce (para os grupos do Módulo Verde).

 

Ficha técnica do exercício de 20 de maio:

Grupo do Módulo Azul (19h) – Aline Cristina da Silva, Jonas Alexandre Bastidas Mendes, Karina Pereira Jacob da Silva, Milner Henriques de Souza e Nayara Cristina Zattoni Vicente;

 

Grupo do Módulo Verde (21h) – Douglas da Silva Lima, Rafael Dias Gomes, Regiane Lopes Ferreira e Vinicius Albano de Sousa

 

 

Serviço

Exercício de leituras cênicas do curso de Direção

Quando: Segundas-feiras (dias 20 e 27 de maio; 3 e 10 de junho), às 19h 

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del