Aprendiz em Foco | Rafael Guerche

Publicado em: 26/03/2013 |

Rafael Guerche, 24 anos, decidiu deixar para trás a vida pacata da cidade de Araraquara, Interior de São Paulo, para vir estudar teatro na capital paulista. Iniciou sua trajetória artística na Escola Livre de Teatro, onde se formou em atuação. Por meio dos amigos, conheceu a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e agora é aprendiz do último Módulo do curso de Direção. “Aqui eu posso criar junto com áreas diferentes da atuação. Tenho contato com a cenografia, a iluminação, a dramaturgia… esse, para mim, é o maior aprendizado”, relata.

A experiência com a direção o está levando a uma nova etapa em sua vida: está acompanhando a atriz e diretora Georgette Fadel na direção da peça “O Natal de Harry” e agora foi convidado para ser assistente de direção de um processo de dramaturgia de autores mortos, do formador de Atuação, Filipe Brancalião.

Além de sua descoberta como diretor, Rafael é também dramaturgo e ator. Está terminando de montar o projeto “Histórias Curtas sobre Amores Inacabados”, de sua própria dramaturgia, e, nesse próximo mês, nos dias 13 e 14 de abril, estará atuando no espetáculo “Salema – Sussurros dos Afogados”, criado pela Escola Livre de Teatro, na Mostra Experimentos, do TUSP.

Quanto aos estudos aqui na SP Escola de Teatro, Rafael não hesita ao citar qual foi sua grande realização: “Meus últimos Experimentos, nos Módulos Amarelo e Azul, deram a possibilidadede me conhecer como criador. Essa foi a principal coisa que aconteceu comigo”.  Já quando pensa em seus objetivos para o futuro, a resposta é rápida e certeira: “Quero me tornar um diretor. Trabalhar com as pessoas e propostas que eu quero”, conclui.

Texto: Giovanna Offer