Aprendiz em Foco | Diego Gonçalves Cordeiro

Publicado em: 22/02/2013 |

Que Diego Gonçalves Cordeiro, 22 anos, tem talento para fazer rir, ninguém duvida. É quase impossível ficar do seu lado sem deixar escapar um riso, ainda que discreto seja. Não à toa, no final de 2012, ele concluiu os quatro módulos do curso de Humor na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes no Palco. “Era tudo muito novo para mim, eu estava entrando em uma carreira de verdade, pensando em pesquisas, aprendendo muito”, conta.

A novidade, agora, é que Diego, ao concluir o curso de Humor, acabou obtendo uma nova percepção sobre a luz. Sim, a luz…, fato este que o levou a se inscrever no Processo Seletivo deste ano para o curso de Iluminação. Aprovado, ele voltou a ser aprendiz da Escola e está cheio de expectativas: “No final do curso de Humor, percebi que a luz trabalha direto com os atores e descobri que poderia usá-la como uma forma de narrativa”.

Para a carreira de Diego, esse aprendizado o está levando a uma nova etapa em sua vida: ele ingressou em um grupo de teatro profissional da Casa Laboratório, dirigido por Cacá Carvalho, que o possibilitou fazer alguns experimentos em iluminação. “Além do meu trabalho de ator, posso também pensar e criar a luz durante os exercícios. Dentro dessa experiência, eu montei uma luz para uma artista que estava fazendo uma mostra aqui em São Paulo, a singapuriana Gey Pin Ang. Foi bárbaro. Ah! Participei também da operação de luz do espetáculo ‘A.B.ISMO’, que foi encenado no Espaço dos Satyros Um”, conta, todo entusiasmado.

“O ator precisa cumprir diversas funções. Quero que meu pensamento como artista cresça. Essa área de luz está mudando minha visão sobre as coisas”, relata. Mas, segundo ele, seu sonho ainda está longe de ser alcançado: “Quero ser reconhecido, enquanto artista, principalmente por mim”, conclui.

Texto: Giovanna Offer