Antunes Filho, Casemiro Tércio Carvalho e Cacique Timóteo Verá Popyguá no YouTube

Publicado em: 07/07/2010 |

“Ter imagens e palavras de Antunes Filho e outros artistas do palco é uma  contribuição fundamental aos estudos das artes cênicas. Espero que a SP Escola de Teatro possa ter, de forma contínua, um setor  moderno e atuante  de documentação”, comenta Jefferson Del Rios, jornalista, crítico teatral e mediador do Fórum “SP Escola de Teatro – Encontros Notáveis”.

Todos os eventos realizados pela Instituição são documentados para servir de material de pesquisa e disponibilizados gratuitamente para a população por meio da internet (www.spescoladeteatro.org.br).

Realizado entre os dias 25 e 28 de maio, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo, o fórum, organizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, convidou profissionais de diferentes áreas de atuação para realizar palestras gratuitas. Em seus quatro dias, o evento reuniu a poeta Adélia Prado, a missionária budista Monja Coen, o coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, o Guarani Cacique Timóteo Verá Popyguá e o encenador Antunes Filho.

Antunes Filho revela, em um dos vídeos,  sua faceta como professor. Registro raro do encenador, acessível somente aos alunos que acompanham suas aulas no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), no Sesc Consolação. Durante a palestra, Antunes chegou a convidar a aprendiz do curso de Atuação Vânia Della Torre Ballo para subir ao palco e comprovar as suas técnicas de respiração, projeção e posicionamento vocal.

Em outro vídeo, Casemiro Tércio Carvalho e o Cacique Timóteo Verá Popyguá, questionam a atuação do homem no meio ambiente atual. “Nossas crianças da tribo são educadas para ouvir passos a um quilômetro de distância. Desde pequenas, aprendem o uso de ervas medicinais e a função das árvores e plantas da aldeia”, revela o Cacique na palestra.

Texto e foto: Lucas Arantes

Confira os vídeos.