Anne Mota, Rafaela Gonçalves e Thiago Mendonça participam do primeiro Fundamentos do Módulo do semestre, que terá transmissão no Youtube da SP no próximo sábado (27)

Publicado em: 23/08/2022 |

No próximo sábado, 27, artistas, cineastas e estudantes se reúnem no primeiro Fundamentos do Módulo do semestre. Convidados para debater sobre a temática do semestre, Juventude anos 1980 e 2020, a mesa virtual será formada pela roteirista e diretora Rafaela Gonçalves, a atriz e transfeminista Anne Mota e o ator e diretor de arte Thiago Mendonça.

O evento será transmitido através do nosso canal do YouTube, a partir das 11h, e terá a mediação da bibliotecária da SP, Camila Araújo, e do formador do curso de Iluminação, Francisco Turbiani.

Fundamentos do módulo

A estrutura pedagógica da SP Escola de Teatro é modulada, composta por quatro módulos: amarelo, azul, verde e vermelho. Esses por sua vez são divididos em eixos temáticos que abordam estética cênicas e dramatúrgicas norteadoras do pensamento teatral, como narratividade, performatividade e conflito e personagem. A cada semestre são escolhidos dois módulos para serem trabalhados; os estudantes assistem a aulas, participam de atividades de formação ampliada e constroem experimentos cênicos – braço prático do aprendizado.

Neste segundo semestre de 2022, o eixo a ser estudado no módulo Amarelo é Narratividade, os operadores são os cineastas Antonio Carlos Fontoura, Fábio Leal, Gil Baroni, Gustavo Vinagre, Jeferson De, Rafaela Gonçalves, Rodrigo de Oliveira e Sérgio Rezende. O material que será utilizado para a pesquisa é baseado na Juventude dos anos 1980 e 2020, com foco em sexualidades, crise sanitária, identidades culturais e democracia. Os artistas pedagogos que orientam os estudantes e servem de base para suas criações cênicas são os filmes “Alice Júnior”, “De Repente Drag”, “Deus Tem Aids”, “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, “Os Primeiros Soldados”, “O Sonho Não Acabou”, “Seguindo Todos os Protocolos” e “Somos Tão Jovens”.

Rafaela Gonçalves é natural de São Luís, Maranhão. É técnica em cinema pela Escola de Cinema do Maranhão. Atua como roteirista, diretora, operadora de câmera e montadora audiovisual. Rafaela está à frente do roteiro e da direção do filme “De Repente Drag”, como a primeira mulher negra do Maranhão a dirigir um longa-metragem de ficção e a segunda mulher a dirigir um filme de pelo menos 70 minutos na região.

Thiago Mendonça interpretou o roqueiro Renato Russo no longa Somos Tão Jovens em 2013. Começou seus estudos em 1998 no Teatro Tablado de Maria Clara Machado. De lá pra cá vem colecionando experiências no teatro, tv e cinema. Desde 2015 é integrante da Companhia de Teatro Íntimo onde, além de ator, também exerce as funções de diretor de arte, figurinista e cenógrafo.

Anne Mota, 24 anos, atriz, trans, militante transfeminista, protagonista do filme Alice Júnior, ganhadora dos prêmios de melhor atriz do Festival de Brasília (Candango) e melhor atriz do Festival Mix de São Paulo (Coelho de Prata). YouTuber, dona do canal Transtornada e criadora de conteúdo no Instagram.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões