EN | ES

Ana Kfouri fala sobre Beckett no bate-papo online

Publicado em: 11/03/2014 |

A diretora, atriz e roteirista Ana Kfouri será a participante do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (13), das 16h às 17h, aqui no portal.

 

O tema da conversa será o “Projeto Beckett”, que compreende a realização de duas experiências artísticas afinadas entre si a partir do universo do autor irlandês: “Primeiro amor”, texto de Samuel Beckett, com direção de Antonio Guedes, que estreia nesta sexta-feira (14) no Sesc Pompeia; e “Moi Lui”, com dramaturgia e direção de Isabel Cavalcanti, e inspirado livremente na obra de Beckett, com estreia marcada para 4 de abril, no mesmo espaço.

 

“Primeiro Amor” será apresentada de 14 a 30 de março, com sessões às sextas e sábados, às 21h30, e aos domingos, às 19h. A segunda, “Moi Lui”, fica em cartaz de 4 a 20 de abril, nos mesmos horários. Os ingressos custam entre R$20 e R$ 4.

 

 

 

 

Sobre a participante

Ana Kfouri é diretora teatral, atriz, roteirista, especialista em arte e filosofia pela PUC-Rio, mestre em Teatro pela Unirio e doutoranda em Artes Visuais na UFRJ.

 

Em 2001, Ana idealizou o Centro de Estudo Artístico Experimental – CEAE – um espaço dedicado à experimentação e à investigação cênica, em parceria com o Sesc Rio de Janeiro, sediado no Sesc Tijuca, onde também assumiu a função de coordenadora até 2009.

 

É fundadora e diretora da Companhia Teatral do Movimento, criada em 1991, e foi co-fundadora e diretora do Grupo Alice 118, criado em 1998. Desde 1992 integra o corpo docente da Oficina de Interpretação e da Usina de atores da TV Globo. Ministrou aulas para o elenco jovem de Malhação, de 2007 a 2010.

 

Em 2006 dirigiu a ópera I Capuleti e I Montecchi, de Vicenzo Bellini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007, voltou aos palcos como atriz, em “O animal do tempo”, primeira parte do texto “Discurso aos animais”, de Valère Novarina, dirigida por Antonio Guedes. Em 2009, estreou “A inquietude”, segunda parte desse texto, dirigida por Thierry Trémouroux.

 

Em 2010 e 2011, encenou “Senhora dos afogados”, de Nelson Rodrigues. Em 2012, foi premiada com essa montagem pelo Prêmio Arte Qualidade Brasil, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Espetáculo.

 

Atualmente, Ana desenvolve o Projeto Beckett, que estreou no Teatro Poeirinha, em 2012. Ela foi indicada ao prêmio Questão de crítica 2013 como Melhor Atriz por sua atuação em “Primeiro amor”, e na mesma categoria do prêmio Cesgranrio 2013, pelo trabalho em “Moi Lui”.

 

Serviço

Bate-papo online com Ana Kfouri

Tema: “Projeto Beckett”

Quando: Quinta-feira (13/3), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

Texto: Felipe Del