Alessandra Negrini, Grace Passô e Fernanda D’Umbra abrem o ano na SP Escola de Teatro

Publicado em: 28/01/2016 |

As atrizes Alessandra Negrini, Grace Passô (também diretora e dramaturga) e Fernanda D’Umbra se encontram com os aprendizes da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco neste sábado (30), primeiro dia de aula de 2016. Tradicionalmente, a Escola abre o semestre com aulas magnas de personalidades ligadas ao teatro. Já estiveram com os aprendizes, por exemplo, nomes como Fernanda Montenegro, Gero Camilo e Laura Cardoso.

Como ocorre em todos os semestres, os aprendizes fazem criações baseadas em um Eixo, um Operador, um Material e um Artista-Pedagogo. Nesta primeira parte do ano, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie será a Operadora, enquanto o Material é o disco “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares. Ambos os trabalhos tocam no feminismo, tema que deve nortear a conversa de Alessandra, Grace e Fernanda. Durante o papo, no entanto, os aprendizes poderão fazer perguntas sobre qualquer tema relacionado a teatro e à carreira das participantes.

Grace Passô, Fernanda D’Umbra e Alessandra Negrini

Alessandra Negrini é atriz, mais reconhecida por seus trabalhos na televisão. Em 2007, protagonizou a novela “Paraíso Tropical”, quando deu vida às gêmeas Paula Viana e Taís Grimaldi. No teatro, esteve em cinco espetáculos, sendo o mais recente “A Propósito de Senhorita Júlia”, de 2013. Integrou o elenco de mais de dez filmes.

Expoente do teatro mineiro, Grace Passô é atriz, dramaturga e diretora teatral. Destacou-se pela fundação do grupo Espanca! e pelo seu trabalho no coletivo, como as peças “Marcha para Zenturo”, “Amores Surdos”, “Por Elise” e “Congresso Internacional do Medo”. Recentemente, Grace fez parcerias com outras companhias, como o Grupo3 de Teatro (“Contrações”) e a Companhia Brasileira de Teatro (“Krum”).

Figura marcante no teatro paulista e paulistano, Fernanda D’Umbra tem mais de 40 peças no currículo. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, ela começou a carreira com “A Comédia dos Erros”, texto de William Shakespeare, com direção de Cacá Rosset. Por dez anos, integrou o grupo Cemitério de Automóveis, de Mário Bortolotto.

Volta às aulas

O bate-papo integra uma programação tradicional na SP Escola de Teatro, junto à recepção dos novos aprendizes. No início, os ingressantes recebem kits da Instituição e seguem para uma apresentação com o diretor executivo Ivam Cabral, o coordenador pedagógico Joaquim Gama e os coordenadores e formadores dos oito Cursos Regulares ministrados na Escola.

Em seguida, os aprendizes passam por dois rituais. O primeiro deles é a fabricação de pães. A atividade passa a ideia de que o teatro é uma atividade de grupo, onde cada um tem sua função para que exista o resultado, que é a peça. Depois, eles pintam azulejos que serão colocados nas paredes da Escola: uma forma de pertencer ao ambiente de ensino.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia