Aleksandra Czarnecki Comanda Workshop de Corpo

Publicado em: 06/03/2013 |

Sob o comando da sueca Aleksandra Czarnecki, formadores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco participaram, na noite de ontem (5), de um workshop de expressão corporal.

A atividade faz parte do intercâmbio da Escola com a Sada – Stockholms Dramatiska Högskola, da Suécia, que começou no ano passado e é previsto para durar até 2019 (leia mais sobre a parceria aqui). Assim, desde a última semana, professores suecos estão na SP Escola de Teatro para dividir e ampliar seu conhecimento.

Usando meias e roupas próprias para atividades físicas, os formadores iam seguindo as instruções de Aleksandra, que eram traduzidas por Óscar Silva, assistente da Diretoria Executiva da Escola. “A ideia aqui é combinar força, músculos, respiração, usando o espaço da sala e o colega para treinar o corpo fisicamente, de maneira leve, sem sofrimento”, dizia a sueca, enquanto colocava, no som, um jazz ligeiro para embalar o exercício.

Depois do aquecimento, com direito a pequenas corridas, nas quais os participantes mantinham contato visual, veio o alongamento. Nessa hora, os alunos eram convidados a se esticar no chão, apoiando-se sobre as mãos, enquanto declamavam uma poesia ou o trecho de uma obra teatral. Daí, o resultado era ver, por exemplo, o também sueco Simon Norrthon chefe do departamento de Atuação da Sada, que também participou do workshop, declamando o trecho mais conhecido de “Hamlet”, de William Shakespeare. “To be or not to be…”, dizia Norrthon, enquanto se esticava ao chão. Uma atividade, literalmente, de tirar o fôlego!

Texto: Majô Levenstein