Água em Cena

Publicado em: 07/12/2011 |

Tema recorrente nas atuais discussões sobre um planeta mais sustentável, a importância da água e seu uso consciente voltam à cena no espetáculo “Água”, do grupo Clã – Estúdio das Artes Cômicas, que será apresentado na sede da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta, sexta-feira e sábado (8, 9 e 10), às 18h.

Encenado pela atriz e diretora teatral Cida Almeida, que, além de comandar o grupo, é coordenadora da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, a peça reúne nove palhaços em busca do tão valioso, porém escasso líquido, que se encontra em extinção por conta de seu uso indevido. No caminho, protagonizam uma série de aventuras, tratando de questões que abordam da responsabilidade socioambiental até a maneira como o imaginário coletivo pensa deste elemento.

Procurando transmitir aprendizado e diversão ao mesmo tempo, “Água” mistura circo, teatro e pantomima, homenageando os antigos circos “panos de roda”, também conhecidos como “tomara que não chova”. “A questão da água nos serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permitiu colagens peculiares de números e cenas. Pretende-se, aqui, tratar o tema como um elemento que percorre toda a fábula, e não de forma enfadonha e moralista”, explica Cida.

A diretora explica que a relação entre a SP Escola de Teatro e a Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, que dividem o mesmo prédio, serviu como motivação para reestrear a peça no local. “Resolvemos recolocar a peça em cartaz na Escola porque ensaiamos aqui, então, aproveitamos para estabelecer essa permuta com os aprendizes. Estendemos até sábado (10), pois é o Dia do Palhaço, uma data marcante para nós”, comenta a diretora.

A montagem celebra o aniversário do Clã – Estúdio das Artes Cômicas, que, neste ano, completa uma década de existência. Sua pesquisa gira em torno da linguagem das máscaras, principalmente a do palhaço, em uma busca pela sua formação técnica e ética e sua identidade cultural e artística. Alguns de seus espetáculos são “Sonho de uma Noite de Verão”, “Bisbiglio” e “Pano de Roda – Palhaços em Variedades”.

“Água”

Quando: Quinta, sexta e sábado (8, 9 e 10/12), às 18h