Agenda Cultural: as melhores dicas para seu fim de semana!

Publicado em: 05/11/2021 |

Toda semana você confere aqui na SP Escola de Teatro as melhores dicas culturais para os seus finais de semana!

Valentina

Foto: Divulgação

A lista dessa semana abre com uma estreia na plataforma Netflix que vale a pena conferir: o drama brasileiro vencedor de 18 prêmios em festivais ao redor do mundo ‘Valentina’. O longa, que passou pelos cinemas nacionais, foi disponibilizado online no fim de outubro. Ele conta a história de uma adolescente trans que viaja com a mãe para o interior de Minas Gerais para um recomeço,  lá ambas enfrentaram diversas questões que permeiam o mundo trans. A protagonista do filme Thiessa Woinbackk, é também uma mulher trans, e sua atuação foi muito premiada. Fazem parte da trilha sonora do filme Tuyo, Duda Beat e Johnny Hooker.

Isso dá um baile!

Foto: Divulgação

Dia 5/11, às 20h, e 6/11, às 18h, o grupo Balé da Cidade realiza as últimas apresentações do espetáculo Isso dá um baile! levando a dança popular contemporânea criada no ambiente nos bailes funk das favelas cariocas, o ‘passinho’ para a praça das artes que compõe o complexo do Theatro Municipal de São Paulo. A coreografia é de Henrique Rodovalho e a trilha sonora do Heavy Baile, Leo Justi & Theo Zagrae, e a apresentação é dividida em duas partes, a primeira é apresentado O Bonde, composto por 13 bailarinos que nos contarão suas histórias. A segunda, Solos, são 10 bailarinos que se expressam individualmente, trazendo questões particulares e pessoais e comunicando, por meio da dança, temas como identidade de gênero, preconceito e outras questões sociais.

De todas as maneiras que há de amar

Foto: Divulgação

O espetáculo estreou nesta última sexta-feira, 5, às 20h, no teatro aliança francesa, a peça é uma leitura do texto Counting Ways do dramaturgo Edward Albee, o qual é baseado no soneto da poetiza inglesa Elizabeth Barrett. A adaptação brasileira pelo Grupo Tapa, leva este nome ‘De Todas As Maneiras Que Há De Amar’ em referência a música de Chico Buarque. A trama gira em torno das muitas memórias e histórias do casal interpretado por Clara Carvalho e Brian Penido, quem assina a direção é Eduardo Tolentino. As sessões irão ocorrer às sextas e sábados, às 20h, e domingos às 17h, e os ingressos podem ser obtidos no site do Grupo Tapa.

Paranoia

Foto: Divulgação

Estreou dia 28 de outubro o espetáculo que marcou a reabertura do Teatro Oficina Uzyna Uzona, ‘Paranoia’. Os ingressos para os dias 5, 7 e 9 (sexta, domingo e terça) de novembro, às 20h, ainda não estão esgotados e é possível adquiri-los pelo sympla. A peça concebida por Marcelo Drummond é baseada no livro de Roberto Piva e constitui-se como uma ‘poesia visual, uma videoarte da presença, uma vertigem sonora nas ondas do piano, uma  força teatral em estado de graça’. Sua proposta busca juntar poesia, teatro e cinema ao vivo.

Integridade garantida

Foto: Divulgação

A peça Integridade Garantida é um texto inédito de Alberto Santoz e estreou nesta última sexta-feira, dia 5 de novembro, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo, onde cumpre temporada até 28 de novembro, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Os ingressos são gratuitos com distribuição 1 hora antes das sessões, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.  A montagem é da NPC-Artes e apresenta uma tragédia nacional sobre a dura realidade das chacinas no País, e propõe uma reflexão e um debate sobre a violência urbana e sobre a questão das pessoas em situação de rua, em especial a população infantil e adolescente em situação de risco. Na peça estrelam os atores Arnaldo D’Ávila, Claudiane Carvalho, Jonnata Doll, João Angello, Marcelo Andrade, Marcelo Cozza, Silvia Pecegueiro, Thauana Renardi e Zé Carlos Freyria.

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo