Agenda Cultural: as melhores dicas para seu fim de semana!

Publicado em: 06/05/2022 |

Toda sexta-feira você confere aqui na SP Escola de Teatro as melhores dicas culturais para seu fim de semana!

Sorriso de Mãe

No dia 6 de maio, às 20h, o Teatro Eva Herz recebe o espetáculo Sorriso de Mãe, que é dirigido por Fernando Philbert e estrelado por Joelson Medeiros. A peça é um monólogo, no qual são recuperadas memórias advindas da relação entre Cícero e sua mãe. No enredo, o protagonista rememora lembranças, episódios e amigos de ambos, construindo uma história que centraliza aspectos emocionais desse vínculo e reflete sobre a necessidade de valorização dos afetos familiares.

Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo

No próximo dia 10, terça-feira, às 18h, o SESC Carmo recebe a história da icônica Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira da história. O espetáculo acontece em comemoração ao bicentenário do nascimento da autora e faz parte do projeto Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras. No enredo, a atriz, publicitária, pesquisadora e produtora cultural Júlia Martins contrapõe sua história pessoal de vida e a de outras mulheres e homens negros com a de Maria Firmina dos Reis, realizando um releitura da obra da romancista que é símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil.

Mirar: Quando os Olhos Se Levantam

Entre os dias 12 e 22 de maio, o Coletivo Labirinto realiza uma nova temporada da peça Mirar: Quando os Olhos Se Levantam, no Teatro João Caetano. As sessões acontecem de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h. A montagem traz quatro caminhantes que percorrem cidades e recuperam histórias da América Latina, em busca de autoconhecimento e pertencimento. Em sua narrativa o espetáculo utiliza expedientes contemporâneos que revelam o lastro da colonização, celebram a potência da diversidade dos múltiplos povos, e refletem aspectos contraditórios do nosso continente para mirar além das fronteiras.

A Morte e a Donzela

Até 26 de junho, a peça A Morte e a Donzela está em cartaz no Espaço Parlapatões, com sessões aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 19h. A narrativa é ambientada no Chile, após o fim da ditadura de Pinochet, e conta a história de Paulina Salas, uma ex-ativista que foi sequestrada e torturada durante o regime militar, e de Gerardo, um advogado que luta pelos Direitos Humanos. Os dois personagens são um casal que vive atormentado pelos fantasmas do passado violento; a situação entra em crise quando um homem, que Paulina acredita ser o pior de seus torturadores, passa a morar na casa dos dois. Nesse contexto, a peça aborda diferentes temáticas, como ética, traumas e violência, levando à reflexão e discussão da conduta em situações extremas.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Na última semana, chegou aos cinemas brasileiros o filme da Marvel Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Nele o público acompanha o Mago Supremo, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), e seu parceiro, Wong (Benedict Wong), enfrentarem um antigo inimigo que impede as pesquisas dos dois sobre a Joia do Tempo. O longa se conecta com a série do Disney + WandaVision, e com o mundo de Loki, irmão de Thor.

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024