Agenda cultural: As melhores dicas para o seu fim de semana!

Publicado em: 22/07/2022 |

Toda semana você confere aqui no site da  SP Escola de Teatro as melhores dicas culturais para o seu feriado, sábado e domingo; confira!

Sobreviventes de Hiroshima

Nesta sexta-feira, às 21h, o Teatro João Caetano recebe o espetáculo Sobreviventes de Hiroshima, da Cia Nagai Produções. A montagem coloca em cena três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e três do Holocausto, essas pessoas contam para o público seus traumas e relatam suas experiências de alguns dos mais terríveis genocídios da história. A peça propõe um estilo teatro-documental/biodrama, e nela são relatados os por menores da vida durante e após as tragédias. Em sua composição, o espetáculo faz uso de fotos originais, vídeos e músicas da época, para evocar a atmosfera de reminiscência dos tempos narrados.

Crimes do futuro

Foto: Divulgação

Na última semana, Crimes do Futuro, do aclamado diretor canadense David Cronenberg, chegou às telas dos cinemas brasileiros. A obra é um horror sci-fi ambientado num futuro distópico, no qual os seres humanos são capazes de realizar alterações na composição biológica de seus corpos. Na narrativa, o público acompanha um casal de artistas que decide fazer uma mostra com performances que apresentam todas as mudanças grotescas que já aconteceram em seus corpos, nesse contexto, se sobressaem questionamentos a respeito de qual será o próximo passo da evolução humana.

O Doente Imaginário

De 14 a 31 de julho, de quinta à sábado, às 20h30, e domingo, às 19h, o Teatro Viradalata recebe apresentações do espetáculo O Doente Imaginário, de Molière. A peça é uma comédia que conta história de Argan, um senhor excêntrico, razinza e hipocondríaco, que raras vezes consegue ser simpático. No entanto, o médico e o farmacêutico que cuidam de Argan, que também é muito rico, buscam se aproveitar da situação fingindo que o velho tem doenças que na realidade, não tem. Nesse contexto, Argan tem a ideia de casar sua filha com o filho do médico, para que suas contas as consultas diminuam um pouco.

Museu das Culturas Indígenas

Neste mês de julho, o recém-inaugurado Museu das Culturas Indígenas terá entrada gratuita. O espaço, cuja abertura foi celebrada em junho deste ano, é o primeiro que, com o apoio do governo, é gerido e comandado por representantes de diferentes povos originários. O museu tem sete andares e atualmente conta com três exposições. Uma delas é a do artista Xadalu Tupã Jekupé, nomeada Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar, ela aborda, dentre outros temas, o choque cultural entre a sociedade urbana da atualidade e as tradições indígenas.

Relampião

Neste sábado, 23, às 17h, o Teatro Flávio Império, recebe uma apresentação gratuita do espetáculo Relampião, da Cia do Miolo e da Cia Paulicea de Teatro. A peça aborda os desafios da luta do cangaço para refletir as dificuldades enfrentadas pelo homem na contemporaneidade, para isso ela faz uma releitura da história de Lampião e do mito do cangaço, trazendo questionamentos e propondo discussões acerca da desigualdade social.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”