
Visita ao Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona.
Os aprendizes mirins do Curso de Extensão “Teatro: Iniciação e Preparação”, ministrado na SP Escola de Teatro, tiveram a oportunidade de conhecer as sedes de três grandes companhias paulistanas – o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, a Cia. Os Satyros e os Parlapatões – nos dias 12 e 15 de julho .
Guiados pelas formadoras, os jovens visitaram os bastidores de cada teatro e conversaram com artistas, diretores e outros profissionais que trabalham com as trupes.
A aprendiz Thayna Beatriz de Paula, de 17 anos, gostou mais da visita ao Teat(r)o Oficina porque é completamente diferente das salas de espetáculo que ela costuma frequentar. “Quando entrei lá, não pensei que era um teatro. Achei que era uma casa em construção. Gostei também da relação que eles têm com a natureza, pois construíram o espaço sem desmatar as árvores que estavam ao redor”, diz.
Já Gabriel Aparecido Gonçalves da Silva, de 15 anos, que também gostou mais da visita à trupe de Zé Celso, ficou encantado com as várias possibilidades cênicas que o espaço projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito oferece aos artistas. “Aquele lugar é simplesmente incrível. Tudo rola ao mesmo tempo e pode ser usado na sua proposta. Dá para sair do teatro convencional, que é palco-plateia ou arena. O lugar oferece a possibilidade de soltar a sua imaginação. Só de estar ali a sua cabeça explode de ideias”, comenta.
Para o aprendiz, que há três anos estuda teatro em uma oficina na Casa de Cultura de São Mateus, o que ele mais valoriza no Curso de Extensão é a possibilidade de se expressar livremente. “Aqui não me sinto julgado. Eu posso ser do jeito que sou. E as orientadoras também são feras. Eu realmente gostei das dicas que elas nos deram”, ilustra.
Além das formadoras, Thayna curtiu a relação com os outros participantes do curso. “A galera é super legal. Todo mundo interage. Eu acho que muita gente está fazendo teatro pela primeira vez. As pessoas que já têm um pouco mais de tempo podem trocar experiências com os mais novos”, afirma.