Adaptação Dramática de Textos Literários é tema de Bate-Papo Online

Publicado em: 27/06/2011 |

A arte de adaptar textos literários para o teatro é o assunto que move o próximo Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco às 16h desta quinta-feira (30/06). A convidada para esta edição é Graça Berman.

A atriz, dramaturga e diretora de teatro vai compartilhar um pouco de sua experiência com a adaptação de poemas, contos e crônicas de vários autores, como Mário de Andrade, Machado de Assis, Lima Barreto, entre outros, que levaram à criação de peças antológicas, como “Macunaíma” e “Policarpo Quaresma”, dirigidas por Antunes Filho.

A convidada começou seu trajeto acadêmico se formando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também estudou até o quinto semestre de Jornalismo e iniciou uma pós-graduação em Política Cultural. Além de ter feito várias oficinas teatrais, uma graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) completa sua formação.

Graça fez seu primeiro trabalho profissional como atriz em “Amadeus”, de 1982, com direção de Flávio Rangel. Daí em diante, atuou em uma série de espetáculos, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – na qual também assinou a direção –; “Maria Quitéria”, de Marici Salomão e direção de Fernando Peixoto; e “Nos Campos de Piratininga”, de autoria sua e de Renata Pallottini. Realizou vários outros trabalhos com a Cia. Letras em Cena (criada por ela) e com o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho.

No cinema, Graça integrou o elenco de “Sábado”, de Ugo Giorgetti, e “A Grande Noitada”, de Denoy de Oliveira. Na televisão, participou de novelas da Rede Globo, SBT e TV Record. Mais recentemente, em 2008, ganhou o Prêmio Estímulo de Dramaturgia da Secretaria de Estado da Cultura para escrever “A Bola da Vez: Plínio Marcos”, adaptação para o teatro de contos e crônicas do autor sobre futebol.

O Bate-Papo Online é realizado todas as quintas-feiras, das 16h às 17h, e recebe a cada edição um convidado com experiência no campo teatral e cultural. Participar é fácil, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat. Você vai perder essa?

Bate-Papo Online com Graça Berman

Tema: “A Adaptação Dramática de um Texto Literário: Uma Experiência”

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

Quando: Quinta-feira (30/06), das 16h às 17h