Ação Cultural e Educação Artística

Publicado em: 23/08/2010 |

Como é que fazer e ver teatro pode contribuir para a formação de um ser humano mais pleno, tanto na esfera da ação cultural quanto na esfera da Educação Artística oferecida pelas escolas? O bate papo dessa semana com a pesquisadora de teatro-educação, Maria Lucia Pupo aborda essa questão. O encontro virtual será realizado às 16h da quinta-feira (26) no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Com o tema “Abrir o Apetite de Teatro: Ação Cultural e Educação Artística”, a conversa vai girar em torno de perspectivas sobre a educação artística desenvolvida nas escolas e os diversos tipos de ação cultural que podem incentivar o gosto da população pelo teatro.

Na dimensão do “fazer e assistir teatro”, Maria Lucia também pretende abordar as inúmeras modalidades de atuação que professores, atores e diretores podem desenvolver junto ao grande público, com ações culturais desenvolvidas na esfera pública e particular. Assim, vai discutir de Leis de Fomento a trabalhos sociais em prisões e instituições diversas.

Maria Lúcia é professora titular no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Responsável pela Licenciatura em Artes Cênicas e pesquisadora na área de “Pedagogia do Teatro” na Pós-Graduação em Artes Cênicas; Consultora estrangeira convidada pela Prefeitura de Paris para avaliar a política cultural em Artes Cênicas em vigor naquela cidade; Presidente do Júri do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e consultora do Núcleo de Teatro Vocacional, da Prefeitura Municipal de São Paulo, que orienta e dinamiza a produção de cerca de 130 grupos de teatro em diferentes pontos da capital.

Dentre suas publicações estão os livros “Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, Uma Aventura Teatral” (Ed. Perspectiva, 2005) e “No Reino da Desigualdade. Teatro Infantil em São Paulo nos Anos Setenta” (Ed. Perspectiva, 1991). Além de inúmeros capítulos de livros e artigos em periódicos. Maria Lucia também foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), entre 1988 e 2002 e é componente da Association Nationale de Recherches em Activités Théâtrales (ANRAT), Paris, desde 1990.

Participe. Você é o nosso convidado.

SERVIÇO:

Bate-Papo Online

Convidado: Maria Lucia Pupo
Tema: Abrir o Apetite de Teatro: Ação Cultural e Educação Artística
Dia: 26 de agosto (quinta-feira)