Abertas inscrições para cinco cursos gratuitos de Extensão Cultural

Publicado em: 01/03/2013 |

O mês de março já começa com a abertura do período de inscrições para uma série de cursos oferecidos pelo setor de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

São quatro cursos gratuitos, que abrangem vários temas, de interpretação até produção executiva, sendo um deles ministrado pelo diretor e escritor mexicano Alberto Villareal, além de um workshop dos suecos Sara Erlingsdotter e Claes Peter Hellwig.

Setor de Extensão Cultural oferece 30 cursos gratuitos por ano (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

As inscrições devem ser feitas online, no portal da Escola, (https://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/cursos.php). Para os cursos, elas podem ser feitas até o dia 18 de março e, para o workshop, até 7 de março. O processo de seleção consiste de análise do currículo e carta de interesse e, para alguns, também entrevista e aula aberta.

As aulas têm início no mês de abril e são ministradas na Sede Roosevelt da Instituição (Praça Roosevelt, 210, Centro). Os cursos têm carga horária de 64 horas, com exceção do workshop, que tem duração menor.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles.

Workshop – Devising e Site Specific para Artistas Cênicos

Sob a orientação da diretora de teatro e ópera Sara Erlingsdotter e do professor, diretor e dramaturgo Claes Peter Hellwig, o workshop tem como objetivo propor uma investigação do processo de criação de um trabalho de “Site Specific” e desenvolver uma parceria entre diferentes métodos e linguagens, através do “Devising”. Será trabalhada, ainda, a relação entre espaço e plateia e como esta relação implica no significado de espaço.

As aulas, que acontecem de 11 a 18 de março, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt, são direcionadas a artistas cênicos e arquitetos. As inscrições ficam abertas até 7 de março.

Fenomenologia da Dramaturgia Contemporânea

O curso, orientado pelo autor, diretor e pensador de teatro mexicano Alberto Villarreal, pretende propor ao participante um marco do pensamento contemporâneo e uma série de estratégias práticas relacionadas às possibilidades da dramaturgia, que possam incidir diretamente em seu trabalho e sua poética pessoal.

Voltadas para dramaturgos e interessados na área, as aulas começam no dia 15 de abril e vão até 8 de maio, com encontros de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt da Escola.

Direção

“Direção”, orientado pela diretora, produtora e tradutora Marcia Abujamra, propõe que jovens diretores e artistas interessados explorem diferentes possibilidades de encenar um texto teatral a partir de cenas de dois textos de autores contemporâneos: “A Refeição”, de Newton Moreno, e “Carícias”, de Sergi Belbel.

As aulas acontecem de 1º de abril a 9 de maio, de segunda, terça e quinta-feira, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt.

Interpretação

O curso é oferecido com o objetivo de apresentar uma gramática de estudos práticos para os atores-participantes e convocá-los a fazerem uma travessia poética pelo “material ficcional” composto pelos textos “A Refeição”, de Newton Moreno e “Carícias”, de Sergi Belbel.

A atriz e produtora Luah Guimarãez é quem comanda as aulas, que acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, entre 1º de abril e 9 de maio, na Sede Roosevelt.

Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing)

Familiarizar o aluno com os conceitos básicos de Administração Teatral e de Marketing, de modo que ele possa exercer a função de Produtor Executivo em uma produção teatral ou em um grupo teatral. Eis o grande objetivo do curso “Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing)”, orientado pelo ator e professor Ricardo Aparecido Dias.

Os participantes terão aulas de 2 de abril a 4 de junho, de terça e quinta-feira, das 10h às 13h, na Sede Roosevelt.

Inscrições: Cursos e Workshop de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro

Quando: De 1º até 7/3 (para o workshop) e 18/3 (para os cursos)

Onde: https://spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2013/cursos.php

Grátis