Abertas as Inscrições Para o Segundo Módulo dos Cursos de Difusão Cultural

Publicado em: 18/04/2011 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre novas vagas para o segundo módulo dos cursos de Difusão Cultural. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de maio, aqui no portal da Escola.

A forma modular dos cursos, que são todos gratuitos, é uma novidade desse ano na Instituição, e permite que os aprendizes cursem dois módulos com 32 horas cada um, sendo 24 horas em sala de aula e 8 horas reservadas para atividades extra-sala. Assim, os participantes que se matricularam para o primeiro módulo em fevereiro, depois de selecionados e aprovados, têm sua vaga no segundo módulo garantida.

O objetivo desse sistema é criar espaços de formação contínua para os participantes e gerar diálogos mais intensos entre as temáticas oferecidas, que atingem várias áreas das artes do palco, como: mímica corporal dramática; gestão de projetos cênicos; produção cultural; criação de elementos visuais para o teatro; performance; formas de realismo; teatro clássico oriental; utilização sonora de objetos; reteatralização do teatro e as relações do teatro com a psicanálise.

Os cursos de Difusão Cultural oferecidos nesse semestre são:

Interfaces: Teatro, Cultura e Psicanálise (Módulo: O Aspecto Ficcional da Noção de Verdade no Campo das Artes). Orientador: Sérgio Zlotnic, psicanalista.

Criação de Elementos Visuais para Teatro (Módulo: Bonecos). Orientadora: Heloísa Cardoso, artista plástica.

Formas do Realismo e Emergência da Performance na Cena Contemporânea (Módulo: Performance). Orientador: Kil Abreu, jornalista especializado em teatro.

Utilização Sonora de Objetos e Construção de Instrumentos Musicais Alternativos (Módulo: Instrumentos Temperados). Orientador: Paulo Afonso, professor e músico.

Uma Viagem Teatral por entre as Tentativas do Ilusionismo Absoluto e a Alusão à Realidade: Enigmas a Serem Decifrados (Módulo: O Movimento Simbolista e a Retomada da Reteatralização do Teatro). Orientador: Alexandre Mate, pesquisador e Mestre em teatro pela USP.

As comédias (Módulo: Construindo Comédias). Orientador: Mário Viana, dramaturgo.

O processo de seleção consiste na análise curricular e carta de interesse. O candidato deve ser maior de 18 anos e possuir Ensino Médio completo. Serão divulgadas, pelo portal da Escola, duas chamadas com os nomes dos aprovados, nos dias 13/05 e 18/05.