Abertas as Inscrições para Bolsas de Estudo para o Projeto Biblioteca do Corpo

Publicado em: 26/02/2013

Parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Sesc e ImPulsTanz Festival, coordenado pelo coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, proporciona dez bolsas de estudo a bailarinos interessados em participar do programa Biblioteca do Corpo, dentro do festival ImPulsTanz 2013, em Viena, de 1º de julho a 13 de agosto.

 

As inscrições estão abertas de 18 de fevereiro a 11 de março, nos sites do Sesc (www.sescsp.org.br/bibliotecadocorpo) e da SP Escola de Teatro (www.spescoladeteatro.org.br). Além do preenchimento da ficha de inscrição, os interessados deverão apresentar carta de intenção, currículo, comprovantes de proficiência em idiomas (caso os tenham), fotos digitalizadas de rosto e de corpo inteiro. 

 

Os candidatos devem ter entre 20 e 27 anos e sólida formação em sua área, estilos e técnicas tais como clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, hip hop, vogue etc. Todavia, sua experiência deve ser baseada em estudos de médio ou longo termo, com duração suficiente que proporcione um aprofundamento de seus conhecimentos. “É necessário, efetivamente, dominar uma linguagem de corpo. Fundamentalmente, oferecer algo para a troca e, a partir daí, efetuar o processo de absorção de nova ideias”, diz Ismael Ivo, criador e diretor artístico do programa Biblioteca do Corpo.

 

Dentre todos os inscritos, uma comissão de avaliação, formada por representantes da SP Escola de Teatro, Sesc, e do projeto Biblioteca do Corpo, selecionará inicialmente 50 bailarinos. Estes receberão sua convocação, no dia 18 de março, por e-mail. 

 

Os 50 bailarinos passarão por uma entrevista, agendada pela comissão de avaliação, entre os dias 1º e 10 de abril, em São Paulo. Entre os dias 11 e 14 de abril, os bailarinos participarão de audições no Sesc Bertioga, levados pela organização com saída da capital, São Paulo.

 

A divulgação da lista com os dez bolsistas selecionados estará à disposição nos sites do Sesc e da SP Escola de Teatro, no dia 15 de abril.

 

Os dez bailarinos selecionados receberão uma bolsa de estudos que cobrirá os gastos de estadia, alimentação e traslados em Viena, Áustria, e proporcionará acesso a aulas programadas, workshops do festival e ingressos para assistir aos 20 espetáculos apresentados durante o ImPulsTanz Festival naquela cidade. As despesas com passagem aérea e com seguro viagem serão providas pelas entidades partícipes deste programa. Os bailarinos selecionados participação em um espetáculo final, que tem estreia em Viena e prevê apresentações em São Paulo e em programa especial da SP Escola de Teatro. 

 

Sobre a Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência. 

 

Neste ano, o projeto terá três fases em Viena. Na primeira, professores compartilham seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participam de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira fase, Ismael Ivo desenvolverá uma coreografia inédita com os alunos para apresentações em Viena e São Paulo.

 

Assim, o programa contará com: 

Estágios, aulas e ensaios em Viena, no período de 1º de julho a 13 de agosto;

Participação em espetáculo inédito, com estreia internacional em Viena, no dia 13 de agosto;

Apresentações do mesmo espetáculo em São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto, no Sesc Pinheiros.

 

Depois deste período, de 19 a 20 de agosto, na SP Escola de Teatro, haverá uma série de ações especiais, das quais também participarão os bolsistas: entrevistas públicas e discussões que ampliem o debate sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance em artes da cena.



 

Texto: Majô Levenstein