A Volta do Território Cultural

Publicado em: 08/06/2011 |

Com o fim das apresentações do Experimento, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco traz de volta a diversificada programação do Território Cultural. E, neste sábado (11/06), o evento abre em grande estilo, às 9h, no TAM, com a apresentação exclusiva de “Horácio”, espetáculo dirigido e interpretado por Celso Frateschi.

Inspirado no texto adaptado de Heiner Müller, repleto de metáforas para designar os paradoxos da democracia, a peça apresenta a história da luta entre as cidades de Roma e Alba, travada por um representante de cada lado: Horácio e Curiácio que, coincidentemente, são cunhados. Após o espetáculo, o ator realizará um debate com o público.

Também pela manhã, na sede provisória da SP Escola de Teatro, será realizado um encontro com os núcleos do Experimento do Módulo Azul para devolutiva e avaliação das apresentações.

A oficina “Antes do Riso”, ministrada pela atriz Gabriela Argento, abre a programação da tarde discutindo a temática do “mundo de dentro do ator-criador”. O evento será realizado às 14h30 e oferece 30 vagas.

No mesmo horário, será realizada a leitura de textos criados pelos aprendizes do curso de Dramaturgia para o 5º ato da peça “A Gaivota”, de Anton Tchecov. A apresentação terá a orientação de Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção, e Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia, e oferece 45 vagas para os aprendizes de Direção e Dramaturgia do período Vespertino e cinco para observadores.

Enquanto acontece a leitura, a oficina de “Dança Afro”, ministrada pelo aprendiz do curso de Humor Ubiratã Trindade, promete balançar as estruturas dos participantes. Com 30 vagas, a oficina tem o intuito de gerar experiência com a técnica da dança afro por meio de exercícios técnicos, sequências coreográficas e rítmicas, além de estudo prático dos elementos básicos da dança de forma lúdica e expressiva.

Com as atrizes Anne Martins, Gabriele Maria e Suzana Granato em palco, a apresentação de peça inspirada na tragédia “Medéia”, de Eurípedes, proposta pelo aprendiz Rafael Marques do curso de Técnicas de Palco, também está marcada para as 14h30 e oferece 75 vagas.

Em duas sessões, umas às 14h e outras às 15h, os aprendizes de Humor Nadja Fernandes e Gabriel Granado realizaram uma apresentação, com iluminação de Otávio Trivério, de cenas criadas a partir de estímulos musicais lançados pela formadora Bete Dorgam.

Mais duas atividades simultâneas estão programadas para as 16h30: a cena performática “Marilyn… Suicidada pela Sociedade?”, que traz uma sátira ao ‘parabéns’ da atriz Marilyn Monroe ao presidente Kennedy, e um encontro direcionado aos aprendizes de Sonoplastia do período Vespertino com a diretora de cinema Lina Chamie.

Lina é diretora do longa-metragem “Tônica Dominante”. A cineasta trabalhou durante mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University onde se graduou e obteve seu mestrado, além disso, é responsável pela direção do premiado curta-metragem “Eu Sei Que Você Sabe”.

As atividades, que costumam ser realizadas somente na Zona Leste, dessa vez também avançam até o centro da capital paulista com a visita à exposição “O Mundo Mágico de Escher”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/SP), marcada para às 14h30; e a apresentação exclusiva de “Sonho de Um Homem Ridículo”, com direção e interpretação de Celso Frateschi, às 20h, no Teatro Ágora.

A montagem, dirigida por Roberto Lage, retrata um solitário da São Peterburgo do século 19 que crê ser ridículo desde a infância. Após a tentativa frustrada de suicídio, adormece e sonha com a própria morte e com um mundo desconhecido. Ao acordar, realidade e ilusão se misturam. A montagem, que estreou em 2005, é inspirada no conto homônimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881).

Os aprendizes interessados em participar da programação do Território Cultural devem realizar uma inscrição presencial na secretaria da Escola entre amanhã (09/06) e sexta-feira (10/06). Aprendizes de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco em aula no ateliê na Praça Roosevelt podem realizar as inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 2292-7988 | Ramal 119.

Endereços:

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco