EN | ES

A Volta do Antiespetáculo da II Trupe de Choque

Publicado em: 06/03/2012 |

Imagine que hoje você vai assistir a uma peça de teatro. Como num dia comum, você se arruma e sai de casa, mas, quando chega ao local, descobre que você é o diretor do espetáculo. E então, o que fazer?

 

Com a intenção de radicalizar a relação entre público e ator, a II Trupe de Choque convida o espectador a participar de uma criação conjunta chamada “Detritos em Ensaio”, que reestreia no dia 10 de março, no antigo Hospital Psiquiátrico Pinel.

 

Realizado entre maio e junho do ano passado, o projeto, apoiado pela Lei de Fomento ao Teatro, aposta em um “antiespetáculo”. Na dinâmica, não há nada programado e é o público quem cria a peça, desde o aquecimento e ensaio até a construção das cenas. O diretor geral do projeto, Ivan Delmanto, que também é formador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, explica que a intenção é “compartilhar as dificuldades que existem no processo de criação e convidar os espectadores a participarem, acrescentando mais dúvidas e talvez soluções.”

 

A partir de 44 textos trágicos, de autores como Ésquilo, Heiner Müller, Shakespeare e Vianninha, o grupo pretende investigar a experiência trágica contemporânea em um mundo pós-moderno. Para participar, não é necessário ter experiência ou conhecimento prévio em teatro ou qualquer linguagem artística, basta fazer uma reserva antecipada.

 

Segundo Delmanto, esse rompimento de padrões e a aproximação com o público enriquece o repertório dos artistas com uma gama de ideias e possibilidades novas. “Como essas vozes (dos participantes) não estão contaminadas por pesquisas e processos, elas fluem com mais liberdade. Essa troca nos faz repensar o nosso trabalho e enxergá-lo sob diferentes olhares.”

 

Para mais informações sobre o grupo e seus projetos, acesse http://trupedechoque.com.br/

 

 

Serviço

“Detritos em Ensaio”

Quando: Sextas-feiras, às 17h; Sábados, às 16h.

Onde: CAISM Phillipe Pinel (antigo Hospital Psiquiátrico Pinel) 

Av. Raimundo Pereira Magalhães, 5214 – Pirituba

Tel.: (11) 2368-7921 e (11) 8046-0012

Reservas e inscrições: [email protected] 

Entrada franca

 

 

Texto: Leandro Nunes