A Teatropédia Chega ao seu Verbete 4.000

Publicado em: 22/03/2012 |

O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, que retratou os movimentos sociais e sexuais dos anos 1970 e 1980 como nenhum outro na literatura brasileira, produzindo contos e romances imprescindíveis, como “Morangos Mofados” e “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso”, foi a personalidade escolhida para ser o verbete número 4.000 da Teatropédia – Enciclopédia Virtual das Artes do Palco.

Além de ser um ficcionista inigualável, também foi um homem de teatro, escrevendo suas primeiras peças com o diretor e amigo Luiz Arthur Nunes, até alçar voo solo com a peça “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, escrita no início da década de 70 e que depois de leituras pelo País foi proibida pela Censura Federal do regime militar, só chegando à cena anos depois. Caio Fernando Abreu participou ativamente do teatro brasileiro. Além de dramaturgo, foi ator nos anos 60, crítico de teatro, mas, acima de tudo, um artista da palavra.

Caio Fernando de Abreu (Foto: Folhapress)

Por isso, ele passa, agora, a fazer parte da Teatropédia, que, desde sua criação, em fevereiro de 2010, já conseguiu reunir num mesmo espaço virtual 1.016 atores, 831 atrizes, 879 diretores, além de cenógrafos, iluminadores, dramaturgos, pequisadores, técnicos de palco e tantos outros profissionais que fazem com que o teatro se mantenha vivo e pulsante. Artistas de todo o Brasil, desde grupos do Acre até o efervescente teatro gaúcho, passando por atores de Roraima, Mato Grosso e todo o Nordeste, sem esquecer os grande movimentos teatrais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Teatropédia, produzida pela SP Escola de Teatro – Centro das Artes do Palco, não tem restrições geográficas nem econômicas. O espaço é aberto para todos os grupos que fazem das Artes Cênicas seu modo de vida, seja amador ou profissional. E, mais importante, é aberta à contribuição de todos, por isso foi idealizada no sistema Wiki, que permite a participação de um número infindável de colaboradores. Pessoas interessadas em teatro que podem fazer com que o número de verbetes da Teatropédia aumente a cada dia.

Com a colaboração de profissionais e interessados nas artes do palco, Caio Fernando Abreu e todos os outros 4.000 artistas que compõem essa iniciativa inédita do teatro brasileiro terão, em breve, outros milhares de nomes os acompanhando. Afinal, o mundo do teatro é composto por centenas de milhares de pessoas que se encontram em cada cidade do País com um único objetivo, o de levar ao palco seus ideais e ideias, manifestando-se na arte de representar, escrever, construir e apresentar ao público a sua história.

Texto: Carlos Hee

Uncategorised | 16/ 04/ 2024