A Sala de Ensaio é Tema de Bate-Papo Online

Publicado em: 09/11/2011 |

A atriz e bailarina Ester Laccava é a convidada do Bate-Papo Online desta quinta-feira (10), realizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, aqui, no Portal. A pauta da conversa será “Como Desenvolver Processos Criativos na Sala de Ensaio – A Experiência de uma Atriz”.

Planejando ser atriz desde os 11 anos, Ester iniciou seus estudos na Escola de Teatro Macunaíma, aos 18. De 1987 a 1988, atuou e foi assistente de direção em espetáculos que fizeram temporadas em Chicago e Paris. Ao regressar ao Brasil, cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP).

Atuou, então, no musical “O Mambembe”, de Arthur de Azevedo, com direção de Gianni Ratto; em “A Dama da Bergamota”, de Tennessee Willians, dirigido por Lucinda Failde; além de participar de “A Farsa da Esposa Perfeita”, de Edy Lima, direção de Paulo Guarnieri; “O Banheiro”, de Pedro Vicente, e direção de Joana Albuquerque, entre outros espetáculos.

Com formação profissional em cabelo e maquiagem, Ester especializou-se em caracterização de época, trabalhando em óperas sob a direção do autor, diretor, cenógrafo e figurinista Naum Alves de Souza. Como atriz, trabalhou, também, em espetáculos como “Os Pescadores de Pérolas”, de Bizet; e “O Rei Arthur”, de Henry Purcell. Fez, ainda, assistência de direção para o inglês Aidan Lang, na ópera “Manon”, de Massenet.

Depois de interpretar, entre 2003 e 2004, em alguns espetáculos escritos e dirigidos por Mário Bortolotto, recebeu duas indicações ao Prêmio Shell (2004), por “Garotas da Quadra”, de Rebecca Prichard, adaptado e dirigido por Bortolotto e viabilizado pelo VIII Cultura Inglesa Festival.

O segundo Shell viria em 2008, por sua atuação em “A festa de Abigaiu”, espetáculo do qual também foi produtora. Na produção e no elenco, trabalhou em “Piscina sem Água”, de Mark Havenhill. Agora, em 2011, foi novamente indicada ao Shell na categoria melhor atriz, pelo espetáculo “A Árvore Seca”, de Alexandre Sansão.

Atualmente, Ester também presta assessoria e consultoria para diretores, cantores, atores e palestrantes na arte de representar.

Para participar do Bate-Papo Online, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horários marcados. Não perca!

Bate-Papo Online com Ester Laccava

Tema: “Como Desenvolver Processos Criativos na Sala de Ensaio – A Experiência de uma Atriz”

Quando: Quinta-feira (10), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat