EN | ES

A Massa

Publicado em: 06/04/2011 |

O sonho de publicar um livro acompanha Emerson Alcalde, aprendiz de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, desde o momento em que começou a ler, em sua tenra infância.
 

Hoje, ele pode considerar esse sonho realizado, afinal, já está com o lançamento do seu livro “(A) Massa – Poemas e Dramaturgias” marcado para quinta-feira (07/03), a partir das 19h30, na livraria Suburbano Convicto, no bairro do Bexiga, em São Paulo.
 

O aprendiz conta que seu desejo em escrever um livro aumentou muito quando ele começou a se debruçar nas leituras de publicações de textos de espetáculos. “Eu lia Plínio Marcos e queria publicar como ele: para que pessoas de outras cidades ou estados pudessem ler o meu texto e quem sabe até mesmo montar”, revela.
 

Alcalde, que divide seu tempo entre as cadeiras de aprendiz, a criação de poesias, letras de Rap, textos para o teatro e a coordenação da Cia. Extremos Atos, grupo que fundou ao lado de seu colega Fernando Matraga, conta que seu sonho começou a tomar corpo em uma batalha de poesias da Zona Autônoma da Palavra (Zap!), onde foi vencedor.
 

“Quando ganhei a batalha de poesias, conheci o escritor e repórter do programa “Manos e Minas”, da TV Cultura Alessandro Buzo, que me convidou para fazer parte de uma turnê em 14 cidades do interior paulista pelo Circuito Sesc de Artes”, conta Alcalde.
 

Encantado com o trabalho de Alcalde, Buzo foi um dos responsáveis por alavancar a publicação do livro do aprendiz “Muitas pessoas me perguntavam onde encontrar meu livro quando acabavam as apresentações durante a turnê. Ouvi isso a temporada inteira. Até que o Buzo me aconselhou a lançar o livro o mais rápido possível e, então, me passou o contato da editora Edicon, onde fazia seus livros”, revela.
 

Em “(A) Massa – Poemas e Dramaturgias”, Alcalde reuniu poesias e dramaturgias que falam de assuntos muito próximos. Existem poesias e peças que o autor desenvolveu a partir de uma pesquisa sobre pichação, grafite e artes. “Falo também dos grupos e de pessoas que acredito que são importantes para o teatro popular e comunitário. A maiorias, é de caráter social e político, não-partidário, mas também abordo questões relacionadas com a ancestralidade”, explica.
 

O aprendiz revela que o livro tem ainda um artigo chamado “O Pobre e o Teatro”, antagonismo histórico onde ele fala sobre a participação do operário na dramaturgia brasileira e o surgimento dos grupos de teatro na periferia da cidade de SP.
 

Serviço:
Lançamento de “(A) Massa – Poemas e Dramaturgias”
Quando: Quinta-feira (07/03)
Local: Livraria Suburbano Convicto
Rua: Treze de Maio, 70,  2º andar, Bexiga – São Paulo
Horário: das 19h30 às 22h
Informações: (11) 2569. 9151 | www.livrariasuburnanoconvicto.blogspot.com