A Língua Portuguesa e Seus Processos de Criação

Publicado em: 09/03/2012 |

Que tal estudar língua portuguesa a partir de textos como os de Nelson Rodrigues, e, o melhor, sem pagar nada por isso? A escritora e poeta Greta Benitez vai ministrar, nos próximos dois meses, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o curso de Extensão Cultural “A Língua Portuguesa na Literatura”. Se você tem interesse, corra, pois as inscrições acabam em uma semana.

Além de investigar a literatura de forma geral, a orientadora vai falar sobre as licenças poéticas, os erros intencionais – assim como o português das obras clássicas – e, ainda, retratar o coloquialismo presente em diversos textos. Em sala de aula, os participantes vão começar estudando a peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues.

“Serão realizados debates sobre o conteúdo das peças e dos textos, além de exercícios de criatividade para que o participante se familiarize, principalmente, com os diálogos”, explica Greta. Como diferencial, a orientadora diz que as atividades em sala não devem ser encaradas como uma aula de português, mas sim “uma discussão sobre o uso da língua e a liberdade de expressão dentro da arte”.

Além de Nelson Rodrigues, os interessados terão contato com obras de Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nelson de Oliveira, entre outros artistas. O curso será ministrado entre 3 de abril e 29 de maio, às terças e quintas, das 10h às 13h, na SP Escola de Teatro, localizada na Praça Roosevelt.

Formada em Publicidade, Greta já publicou dois livros de poesia: “Rosas Embutidas“ (1999) e “Café Expresso Blackbird” (2006). Escritora e redatora publicitária, participou dos eventos literários II Simpoesia e Artimanhas Poéticas, em 2009, e ganhou inúmeros prêmios literários em vários estados brasileiros. Além disso, tem textos publicados em revistas como “Oroboro” e “Continuum”.

Para se inscrever, clique aqui e preencha a ficha com seus dados, currículo e carta de interesse. A seleção é feita por meio de análise dos documentos exigidos. O resultado será divulgado no dia 20 de março e os aprovados receberão a ficha de matrícula por e-mail. Se for necessária, a segunda chamada será realizada no dia 23 de março.

“Todas as pessoas que gostam de literatura, de teatro e que valorizam o bom uso da língua portuguesa estão convidadas a participar”, finaliza Greta.

Texto: Jéssika Lopes