EN | ES

A Escola no Festival Baixo Centro

Publicado em: 10/04/2013 |

O Festival BaixoCentro começou na sexta-feira (5) e segue até domingo (14). O evento está ocupando a região ao redor do Minhocão, que compreende os bairros paulistanos de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elíseos, Barra Funda, Consolação e Luz. Como parte dessa maratona artística, que reúne 530 atrações, entre música, dança, teatro, artes plásticas, cinema e performances, está a apresentação do Núcleo Asteriskos de Investigação Teatral, formado por aprendizes ex-aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O grupo traz a peça “*555”, originada de um processo teatral do núcleo 8 do Experimento do Módulo Vermelho de 2012 da Escola, sob acompanhamento pedagógico de Alessandro Toller, formador de Dramaturgia da Instituição. 
 
Na concepção do trabalho, os temas abordados pelo grupo foram a globalização e a psicanálise. “Em um call center, cinco personagens revelam suas relações, competitividades, desejos e sonhos. As vidas imaginadas e as vidas vividas estão interconectadas. Rompem-se molduras para retomá-las adiante. A atmosfera onírica se contrapõe aos nichos do call center, aos quais cada indivíduo está ‘aprisionado’. Seres solitários encontram outros seres solitários. E, no retorno diário para casa, reforçam a confiança na própria emolduração”, diz o programa da montagem.
 
A formação original de “*555”, dirigida por Cristiano Dantas e com dramaturgia de Cristiane Gomes e Patrícia Negrão, tem Lucas França, Priscila Gomes, Nilton Melo, Fernando Lopes, Victor Monteiro e Daniela Bontempi no elenco. Benedito Ferreira, Guilherme Catofaroni e Aline Delouya são os responsáveis pela cenografia e figurinos; a iluminação é de Igor Sully; a sonoplastia, de Alex Matos; o técnico de palco é Evaristo Moura.
 
As apresentações acontecem de sexta-feira (12) a domingo (14), sempre às 20h, na Sede Roosevelt da SP Escola de São Paulo. E, como todas as atrações do Festival Baixo Centro, a entrada é gratuita. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

NME
Já no sábado (13), às 18h, a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro será palco do NME, espaço itinerante de formento à música experimental, onde revezam-se obras musicais pré-compostas e improvisação conjuntas, sendo que as improvisações criam conexões entre as demais músicas, e as comentam. Assim, munidos de computadores, guitarras, theremin, suas próprias vozes e objetos do cotidiano, seis compositores apresentam seus solos ou duos, todos preparados especialmente para a ocasião. Julia Teles e Tiago de Mello estreiam seu duo de theremin e guitarra; inspirados nas Still Lives, de Alvin Lucier, criam um contínuo de pequenas, mas constantes, mutações. Já o duo de Tiago de Mello e Adriano Monteiro repete-se, buscando, desta vez na síntese computacional e nos objetos do dia-a-dia, uma nova experiência sonora. 

Lucas Rodrigues Ferreira interpreta a segunda versão da sua Lutesong, em que trechos de canções de rock são rearranjados via programas de computador inteligentes, que reagem aos estímulos sonoros propostos pela sua voz e guitarra, que são também, por sua vez, estimulados pelo computador. E Rodolfo Valente recebe a performer Marcela Lucatelli, que, de volta ao Brasil depois de residência na Dinamarca, terá sua voz manipulada e fragmentada pelos algoritmos controlados por Valente ao vivo.

Mobiliários
A peça “Mobiliários”, encenada pelo coletivo Cartão de Memória, também formado por ex-aprendizes da SP Escola de Teatro, está na programação do Baixo Centro. Num trabalho de site- specific, quatro atores portando objetos de cenografia/som/luz ocupam a calçada da Douro Móveis Antigos com um estudo cênico sobre a relação memória e o espaço/objeto.

Apresentando uma cena curta, com cerca de 30 minutos, o trabalho resulta de um processo que ocorreu durante todo o mês de março, que envolveu derivas de rua e pesquisas sobre a história do local e suas modificações, traçando paralelos entre a memória individual e o as memórias da cidade que nos cercam. A direção é de Vanessa Frisso; dramaturgia e assistência de direção de João de Freitas. No elenco, Ariane Alves, Lucas França, Sandra Vilchez e Valmir Martins. Arte Sonora: Cauê Andreassa e Yara Cruz. Iluminação: Chico Souza e Dri Rodrigues. Direção de Arte: Cristiane Amorim. Produção: Cristiane Amorim e Jessica Braga

 
 
 
Serviço
Festival Baixo Centro
Peça: ”*555”
Quando: De sexta-feira a domingo (de 12 a 14 de abril), às 20h
Grátis

Música Experimental: NME12
Quando: Sábado (13), às 18h
Grátis (70 lugares, com ingressos distribuídos a partir das 17h)
 

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600

Peça: “Mobiliários”
Quando: Sábado (13), às 16h
Onde: Avenida São João, 2.097 – Centro

Grátis



 

 

Texto: Majô Levenstein