A Escola em Números

Publicado em: 04/10/2010 |

Após seu lançamento oficial, no dia 25 de novembro de 2009, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abriu suas portas com um ideal simples e direto: artistas que formam artistas, onde o que está em relevo é o reconhecimento do papel do artista na sociedade.

Localizada na capital do Estado de São Paulo, a Escola pretende quebrar os padrões no ensino das artes cênicas no Brasil e perceber o formador e o aprendiz sob o prisma das sensibilidades e potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.

Seu projeto se orienta a partir de três pilares – Cursos Regulares, Cursos de Difusão Cultural e Programa Kairós – que alicerçam o funcionamento sistêmico dos setores da Instituição, contemplando diferentes ações artístico-pedagógicas.

Conheça agora, a SP Escola de Teatro em números.

A começar, a Escola oferece oito cursos regulares:

• Atuação;
• Cenografia e Figurino;
• Direção;
• Dramaturgia;
• Humor;
• Iluminação;
• Sonoplastia;
• Técnicas de Palco;

Além de 26 Cursos de Difusão Cultural por ano.

Em 2010, esses Cursos Regulares contam com:

• 7 coordenadores;
• 8 formadores;
• 16 palestrantes convidados por Módulo, sendo 2 por curso;
• 1.280 horas de aulas com formadores convidados, sendo 160 por curso.

O número de formadores convidados varia de acordo com a necessidade dos cursos e ementas oferecidas;

Os Cursos Regulares atendem 200 aprendizes e as aulas acontecem no período da manhã.

Cursos Regulares em 2011

Em 2011, os Cursos Regulares contarão com:

• 7 coordenadores;
• 16 formadores;
• 32 palestrantes convidados por módulo, sendo dois por curso/período;
• 2.560 horas de aulas com formadores convidados, sendo 160 por curso.

Os Cursos Regulares atenderão a 400 aprendizes e as aulas acontecerão nos períodos da manhã e da tarde.

Cada curso está dividido em quatro módulos:

• Verde, com duração de 504 horas, ou seja, 21 semanas, com 24 horas cada;
• Amarelo, com duração de 480 horas, ou seja, 20 semanas, com 24 horas cada;
• Azul, com duração de 504 horas, ou seja, 21 semanas, com 24 horas cada;
• Vermelho, com duração de 480 horas, ou seja, 20 semanas, com 24 horas cada;

Os quatro Módulos totalizam 1.968 horas por curso, ou seja, 82 semanas, com 24 horas cada;

Número de Inscritos: Cursos Regulares

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu 1.945 inscrições para seu primeiro processo seletivo para os Cursos Regulares.

Cursos de Difusão Cultural

A Escola oferece 26 Cursos de Difusão Cultural, com duração de 64 horas cada.

Os Cursos de Difusão Cultural atendem 780 aprendizes.

O número de formadores é variável de acordo com as necessidades dos cursos oferecidos.

Difusão Cultural: Outras Atividades

O Setor de Difusão Cultural conta ainda anualmente com:

• 10 mesas de discussão;
• 50 bate-papos online;
• 4 Estações SP;
• 2 Cursos Online, a partir de 2011;
• 2 Revistas Online, a partir de 2011;

Número de Inscritos: Difusão Cultural

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu 2.128 inscrições no primeiro ano de oferecimento dos Cursos de Difusão Cultural.

Aprendizes em 2010

Entre os Cursos Regulares e os Cursos de Difusão Cultural, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco atende diretamente 980 aprendizes no primeiro ano de funcionamento.

Aprendizes a partir de 2011

Entre os Cursos Regulares e os Cursos de Difusão Cultural, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco atenderá diretamente 1.280 aprendizes a partir do segundo ano de funcionamento.