A Cidade como Espaço Cênico é Tema do Bate Papo Online com o Diretor Luiz Fernando Marques

Publicado em: 10/11/2010 |

Com formações variadas como Filosofia, Letras, Comunicação Social e Arquitetura e oriundos de diversos centros de estudos teatrais como a Escola de Arte Dramática (ECA/USP), a Fundação de Artes de SCS,  o Teatro Escola Célia Helena, a Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), com Antunes Filho,  o Grupo XIX de Teatro, se reúne em torno do desejo de entender e se entender dentro do fenômeno teatral.

O grupo abdicou do palco convencional em suas apresentações, assim como dos recursos de iluminação artificial e de sonorização, e optou por uma relação direta com a arquitetura da cidade, em especial os prédios históricos em grandes centros urbanos.

Criou, assim, uma dinâmica de se apropriar artisticamente desses espaços, muitas vezes esquecidos e abandonados, trazendo uma nova leitura para estas arquiteturas e, com isso, propondo uma reflexão sobre as mesmas e seus destinos.

Utilizando sua experiência no Grupo XIX de Teatro, o diretor Luiz Fernando Marques participa do bate-papo online com o tema “A Cidade como Espaço Cênico”, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta-feira (11), às 16h.

Lubi, como é conhecido, criou com o grupo os espetáculos “Hysteria”, “Hygiene” e “Arrufos”. Recebeu os prêmios de Melhor Diretor, em 2008 e Revelação como Grupo Teatral, em 2002, pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), além de Revelação como Grupo Teatral, em 2002, e Melhor Peça Drama, em 2005, pelo Prêmio Qualidade Brasil.

A ideia da SP Escola de Teatro em realizar bate-papos semanais é explorar  e estabelecer diálogos, convidando conceituados profissionais da atualidade para uma discussão sobre as mais variadas temáticas.

Artistas como Luis Alberto de Abreu, Alexandre Mate, Tiche Vianna, Juliana Jardim, Ésio Magalhães, Rogério Toscano, Aguinaldo Silva e Newton Moreno já participaram do bate-papo online que, realizado tradicionalmente as quintas-feiras, das 16h às 17h, oferece, a cada semana, um espaço de debate e troca de experiência do teatro brasileiro.

Confira históricos dessas conversas virtuais aqui.

E participe. Você é o nosso convidado.

SERVIÇO:

Bate-Papo Online

Convidado: Luiz Fernando Marques (Lubi)
Tema: “A Cidade como Espaço Cênico”
Dia: 11 de novembro (quinta-feira)