A Cenografia em Cena no Bate-Papo Online

Publicado em: 27/09/2011 |

Cenografia é o tema que move o Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (29), que conta com a participação do cenógrafo André Cortez.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1996, Cortez também se dedicou a cursos de pintura e escultura na Escola de Belas-Artes da mesma universidade. Em 1998, começou a se envolver com a cenografia e, após frequentar o curso coordenado por Antunes Filho, trabalhou em parceria com Daniela Thomas por cinco anos em cenografias e figurinos de óperas, peças e eventos.

O convidado já recebeu o prêmio APCA de melhor cenografia, pelo seu trabalho em “Pai”, de Cristina Mutarelli, com direção de Paulo Autran (1999), e dois prêmios Shell, um em 2000, pelo mesmo espetáculo, e outro em 2005, por “A Serpente”, de Nelson Rodrigues, com direção de Yara de Novaes. Várias outras montagens com cenários criados por ele também foram indicadas para prêmios, como “Pagu Que.”, de Beatriz Azevedo e Cristiane Tricerri, que também foi responsável pela direção da peça; e “O Continente Negro”, de Marco Antônio de La Parra, encenado por Aderbal Freire Filho.

Cortez participou da Exposição de Cenografia na Quadrienal de Praga em 2005 e 2007. Sua experiência em intervenção urbana, iniciada em estágios na faculdade, e a participação em projetos de revitalização de áreas do centro urbano de Belo Horizonte, levaram-no a criar a Instalação Interativa em comemoração ao aniversário de Belo Horizonte, na Praça Raul Soares (1999), e a Intervenção Dança na 24, em parceria com Daniela Thomas e Patrícia Rabat (2004). Realizou, ainda, projetos de exposições, como “Gilberto Freyre  Intérprete do Brasil” (2007), e o “Francês no Brasil em Todos os Sentidos” (2009), ambas no Museu da Língua Portuguesa.

O Bate-Papo Online é um debate promovido semanalmente pela Escola, com um tema predeterminado e convidados com participação ativa na cena cultural e teatral brasileira. Participar é muito simples, basta acessar o chat na data e hora marcadas. Não perca!

Bate-Papo Online com André Cortez

Tema: “A Cenografia na Cena”

Quando: Quinta-feira (29/09), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat