A atriz e cineasta Helena Ignez é a convidada do Bate-Papo Online desta quinta

Publicado em: 09/03/2016 |

A atriz e cineasta Helena Ignez participa do Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (10), das 16h às 17h, aqui no portal da Escola. O tema do papo é “Teatro e Cinema em 50 anos de trabalho como atriz e diretora”.

Para participar, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat no horário do bate-papo.

Sobre a participante

Com mais de 50 anos de produção nas artes cênicas e cinematográficas, Helena Ignez fez seu primeiro filme em 1959, atuando em “O Pátio”, de Glauber Rocha, que foi seu colega na Universidade Federal da Bahia. Depois, fez diversos filmes do Cinema Novo, como “A Grande Feira”, “Grito da Terra”, “Assalto ao Trem Pagador” e “O Padre e a Moça”.

Em 1968, deu início a uma parceria criativa com o cineasta Rogério Sganzerla, tendo atuado em quase todos os seus filmes. Como diretora, Helena comandou longas como “Reinvenção da Rua”, “Canção de Baal”, “Poder dos Afetos” (selecionado para o 67º Festival del Film Locarno, em 2014) e o recente “Ralé”, que teve Ney Matogrosso como protagonista.

Intensifica sua relação com o teatro em 1997, quando dirige sua filha Djin Sganzerla em “Cabaret Rimbaud — Uma Temporada no Inferno”. Em 200, as duas dividiram o palco em “Savannah Bay”. A parceria se repete em “Um Sonho”, de 2007, com direção de André Guerreiro Lopes.

No ano seguinte, Helena integra o elenco de “Vestido de Noiva”, encenação d’Os Satyros para o clássico de Nelson Rodrigues com direção de Rodolfo García Vázquez. Hoje, trabalha novamente com o grupo na peça “Pessoas Sublimes”, com estreia recente e temporada ativa no Espaço dos Satyros 1.

Bate-Papo Online com Helena Ignez
Quando: Quinta-feira (10), das 16h às 17h