7ª edição do Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum)

Publicado em: 06/09/2013 |

A 7ª edição do Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum) acontece em São Paulo de 15 a 21 de setembro. Neste ano, pela primeira vez, o Fórum Ecum acontece em sua própria sede – o CIT-Ecum –, na capital paulista, e não mais em Belo Horizonte, onde foi criado.

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco contribuiu para esta realização com a cessão de espaço para a realização de “Olharidade”, uma das várias oficinas que integram a programação do evento, que será realizada na Sede Roosevelt da Instituição, de 16 a 20 de setembro.

O projeto tem como principal ideia a relação indissociável entre reflexão e prática criativa. Outros pontos importantes são a afirmação da pluralidade de olhares sobre as artes cênicas e a dimensão internacional, transdisciplinar e transcultural de suas ações. O tema que move esta edição é “Tradição e contemporaneidade: dissonâncias e polifonias”.

Com workshops, conferências, demonstrações de trabalhos, exposições e espetáculos, o encontro internacional bienal traz uma série de atividades, sendo todas gratuitas.

Serão ministradas cinco palestras gratuitas com convidados de vários países. O Ecum disponibilizará 20 vagas por dia para aprendizes da Escola participarem. São elas: “A busca pelo contemporâneo na tradição, pela ressonância na dissonância, pela polifonia na cacofonia”, com o indiano Rustom Bharucha; “Sinal dos tempos”, com a brasileira Laymert Garcia dos Santos; “Tradição e contemporaneidade”, com o angolano José Eduardo Agualusa; “Teatro e resistência: revitalizando raízes”, com o brasileiro Kaká Werá, e “Uma poética da dispersão”, com o brasileiro Ricardo Aleixo. Todas elas serão transmitida ao vivo no site do CIT-Ecum.

Também são oferecidas cinco oficinas que abrangem áreas como cantos do congado mineiro, maracatu, tambor de crioula e pensamento crítico, com inscrições abertas até o dia 10 de setembro.

“Olharidade”, ministrada por Monílson dos Santos, propõe a transmissão de conhecimentos tradicionais a partir da vivência do ritual de preparação para a manifestação e a criação de situações de improvisação que levem os participantes a expressarem-se espontaneamente. Prevê, ainda, uma abordagem histórica e teórica sobre as comunidades de Acupe e Nego Fugido.

O evento também terá uma exposição que revisita suas edições anteriores com vídeos de conferências; além de uma programação paralela, com o projeto cultural “Cabarezinho” e o espetáculo/intervenção urbana “Sombras na arquitetura – muito mais vida severina”. O encerramento do Ecum acontece no dia 21, às 16h, com uma roda de conversa entre os participantes.

O Ecum também está procurando estagiários para auxiliarem no operacional do evento. Os aprendizes que forem contratados também poderão participar das oficinas e rodas de discussão. Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail [email protected]

7ª edição do Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum)

Quando: De 15 a 21/9

Onde: CIT-Ecum