EN | ES

7 Filmes disponíveis para assistir na Netflix que são inspirados em peças de teatro

Publicado em: 28/02/2022 |

Você sabia que muitos filmes buscam inspiração em peças teatrais para compor seu roteiro? Confira algumas obras cinematográficas disponíveis na Netflix que são baseadas em dramaturgias teatrais. Aproveite para assisti-las no feriado de Carnaval!

tick, tick…BOOM!

Andrew Garfield é o protagonista desse longa que é uma adaptação do musical autobiográfico de mesmo nome criado por Jonathan Larson. A narrativa aborda os dilemas do artista que, em busca de seu sonho, se questiona sobre o que fazemos com nosso tempo na Terra. O compositor faleceu aos 35 anos de idade, em 1996, antes de ver sua grande obra, Rent, estrear na Broadway e ganhar o prêmio Tony de melhor musical. Pelo longa, o ator concorre ao Oscar 2022 de Melhor Ator.

 A Voz Suprema do Blues

Escrito por Ruben Santiago-Hudson e protagonizado por Viola Davis e pelo saudoso Chadwick Boseman,  A Voz Suprema do Blues é um filme produzido por Todd Black, Denzel Washington e Dany Wolf. O longa é baseado na peça do premiado dramaturgo August Wilson, de 1984, que acompanha Ma Rainey, a mãe do blues norte-americano, na gravação de um álbum mergulhada em tensão entre os músicos e a diretorias, em destaque para o ambicioso trompista Levee (Chadwick Boseman) . Baseados em fatos reais, a narrativa têm um enfoque especial nos diálogos e apresenta uma escassez de ambientes que alude a sua origem teatral. O cenário é a caótica e eletrizante Chicago de 1927. Pelo longa, Chadwick Boseman ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

A Festa de Formatura

Dirigido pelo consagrado diretor norte-americano Ryan Murphy, que já fez sucesso com as séries Glee e American Horror Story, A Festa de Formatura (The Prom) é uma adaptação do musical da Broadway de mesmo nome. A história acompanha a trajetória dee dois atores, Dee Dee Allen (Meryl Streep) e Barry Glickman (James Corden), que são duramente criticados após a estreia de sua mais recente peça. Desolados com a rejeição do público, eles decidem apoiar uma causa para aumentar sua popularidade: ajudar um casal apaixonado. Eles apoiam Emma Nolan (Jo Ellen Pellman), uma jovem de uma pequena cidade no estado de Indiana, que foi proibida de levar sua namorada para o baile de formatura de ambas. No elenco, há ainda Nicole Kidman e Keegan-Michael Key.

Dois Papas

O filme aborda e tenta desvendar um dos grandes mistérios do Vaticano e da comunidade católica:  o motivo de o Papa Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinge ter renunciado ao cargo e  a ascensão de seu sucessor, o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ao trono de São Pedro. O longa é a uma adaptação da peça o Papa, escrita por Anthony McCarten, que transformou a dramaturgia em roteiro de longa. Dirigida por Fernando Meirelles e estrelada por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, apesar de temática polêmica o filme carrega um tom documental e divertido e fez muito sucesso, além de proporcionar indicações ao Oscar para os dois atores.

Moonlight: Sob a Luz do Luar

O filme acompanha a trajetória de um garoto negro que vive na periferia de Miami e aborda temas importantes e atuais conforme mostra a realidade da região. Ambientando em um bairro violento, no qual prevalece o tráfico de drogas, o longa narra a história Chiron (Ashton Sanders/ Trevante Rhodes) que ainda muito novo tem que lidar com a ausência de seu pai, o vício em drogas de sua mãe e ainda com o preconceito por ser  negro e gay. O filme é dirigido por Barry Jenkins e ganhou o Oscar de Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante para Mahershala Ali em 2017. Ele é baseado no livro Moonlight Black Boys Look Blue, escrito pelo ator e dramaturgo norte-americano Tarell Alvin McCraney.

Um Limite entre Nós

O longa foi inspirado na peça homônima escrita por August Wilson, ganhadora do prestigiado prêmio Pulitzer de Melhor peça teatral em 1985.  Ambientada em Pittsburgh nos anos 1950, conta a história de Troy Maxson (Denzel Washington) e sua esposa Rose (Viola Davis). O marido trabalha recolhendo lixo nas ruas e ambiciona mudar para a função de motorista do caminhão de lixo. Seu sonho era se tornar jogador profissional de baseball, coisa que nunca conseguiu por ser negro, por isso impede que seu filho Cory (Joven Adepo) siga carreira nos esportes.  Quando um olheiro é enviado para observar o talento do jovem no futebol americano, um grande conflito entre pai e filho se inicia, para desespero da mãe.

American Son

Baseado em uma peça de Broadway de mesmo nome, o longa conta a história de Kendra e Scott, pais de um jovem de 18 anos chamado Jamal que desaparece após uma discussão com sua mãe. O filme fala sobre racismo e violência policial e tem em seu fio narrativo o sofrimento da família perante o descaso das autoridades com o sumiço do garoto. Kerry Washington, de Scandal, é a protagonista.




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS